Na madrugada desta quinta-feira, 30, seis veículos de luxo da marca Porsche foram furtados de um estacionamento localizado na rua Funchal, na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Câmeras de monitoramento registraram o momento em que um dos suspeitos pulou o muro do estacionamento, pegou a chave de um dos carros, que estava na roda dianteira, e fugiu com o veículo, relata a Folha de S. Paulo. Um homem foi preso em conexão com o caso.
Quatro Porsches foram recuperados pela Polícia Civil. Os veículos foram localizados na madrugada desta sexta-feira, 31, por causa do sistema de rastreamento.
Eles estavam abandonados nos bairros de Santo Amaro, Jabaquara, Planalto Paulista e Vila Congonhas, conforme informado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Os outros dois carros foram encontrados na tarde do mesmo dia. Um deles estava com um suspeito em Diadema (ABC). O homem foi preso.
A recuperação dos veículos foi realizada por policiais da 1ª Delegacia de Investigações sobre Roubo e Furto de Veículos (Divecar), em conjunto com outras unidades da Polícia Civil. O caso foi encaminhado ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), e diligências continuam em andamento para identificar todos os envolvidos no crime.
Índice de furtos de carros tiveram queda em 2024
Até meados de 2024, o Estado de São Paulo registrou o menor número de roubos de veículos da história, segundo dados da SSP. O levantamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Criminal (CAP) revelou 12.368 ocorrências no Estado entre janeiro e maio, uma queda de 21,4% em relação ao mesmo período de 2023.
Foi o menor índice desde o início da série histórica, em 2001. Apenas em maio, o recuo havia sido de 9,3%, com 2.683 casos registrados.
A capital paulista também alcançou um recorde positivo: até maio ocorreram 5.041 roubos de veículos, menor marca já registrada. A redução foi de 20,1% em comparação a 2023.
Leia mais: “‘Dama do Tráfico’ recebe indenização de R$ 200 mil”
Em maio, a cidade de São Paulo havia somado 1.097 ocorrências, uma queda de 8,7% frente ao mesmo mês do ano anterior. Na ocasião, a SSP destacou os avanços nas estratégias de segurança que contribuíram para esses resultados.