O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), enfrentou críticas nas redes sociais na terça-feira 14 depois de afirmar que o excesso de doações às vítimas das chuvas poderia prejudicar o comércio local. A declaração foi dada em entrevista à Band News.
Leite explicou que, em situações anteriores, observou que um grande volume de doações físicas ao Estado pode gerar preocupações quanto ao impacto no comércio local.
“Quando uma cidade é impactada, um comércio local também sofre, e o reerguimento desse comércio fica comprometido na medida em que uma série de itens chega de outros lugares do país”, afirmou o governador tucano.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Repercussão nas redes sociais da declaração de Eduardo Leite, governador gaúcho
A repercussão na plataforma Twitter/X foi negativa e imediata. Muitos usuários acusaram Leite de priorizar os interesses dos empresários em detrimento das necessidades dos moradores afetados pelas chuvas.
Ao compartilhar o vídeo com a declaração de Leite, o engenheiro civil Levi Kaique Ferreira criticou o governador: “Que bizarro reclamar do volume de doações, que fala, no mínimo, mal formulado de um governador nessa situação.”
Será que o Eduardo Leite sabe que o comércio local também foi afetado e precisa de doações ?
— Levi Kaique Ferreira (@LeviKaique) May 14, 2024
Ou ele tá preocupado com empresários ?
Que bizarro reclamar do volume de doações, que fala, no mínimo, mal formulado de um governador nessa situação pic.twitter.com/mw03uuxzGa
Willian de Lucca questionou o governador sobre as doações atrapalharem os negócios nas cidades afetadas: “Mas o comércio local está funcionando?”.
Espera só um instante: o Eduardo Leite está reclamado do EXCESSO DE DOAÇÕES e que elas estariam atrapalhando o comércio local?
— William De Lucca (@delucca) May 14, 2024
Mas o comércio local está funcionado?
pic.twitter.com/XM2wodh60P
O biólogo Sérgio Barreto também colocou sua crítica a Leite em forma de pergunta: “As pessoas perderam tudo, e ele está preocupado com os empresários?”, indagou o internauta.
Mas o Eduardo Leite Está Agora RECLAMANDO que HÁ DOAÇÕES EM EXCESSO e Elas ATRAPALHARIAM O COMÉRCIO LOCAL?
— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) May 14, 2024
AS PESSOAS PERDERAM TUDO E ELE ESTÁ PREOCUPADO COM OS EMPRESÁRIOS?
pic.twitter.com/CHPDDxLR5C
E que as compras no co ercio geram imposto e as doações não.Ele está preocupado com a arrecadação,a população,os empresários incluídos que se explodam.
Este camarada é um desqualificado. Era melhor terem recuperado o Olívio Dutra do ostracismo-um gaúcho qualigicadoapesar de petista.
Qdo pensamos que já vimos e ouvimos de tudo me vem essa colocação bizarra, de um governador que pensei que fosse de uma nova geração. Vejo que está alinhado com essas almas penadas da velha e imoral política. Chega a ser cruel, reclamar do excesso de doações às pessoas que perderam tudo e mais alguns anos pra frente. Muitos não terão mais tempo, devido a idade,em reconstruir seus sonhos. Vidas se foram. Meios de vida também. Desprezados pelo governo federal e local, vem o povo brasileiro e de várias partes do mundo, solidarizar -se às dores de todos, como puderam. Salvação, comida, água e etc. Deus é maior. Não precisava ser perverso, era só agradecer pelas doações e juntar – se aos voluntários, de mãos dadas.
Leite azedou de vez ! Que patife!
As vezes acho qye não é possível alguns políticos dizerem tanta besteira. Ou é uma questão de ignorância, de linguagem, de falta de preparo pi cretinice mesmo.
Ora, governador Leite, mas é tão simples: É só pedir para inventarem impostos de quem receber doações. Tenho certeza de que Vossa Excelência receberá medalhinhas e prêmios até da ONU.
Com comercio destruido pelas inundacoes, e ele me fala uma asneira dessas, criticando a boa acao do povo brasileiro para com o RS. Estou de consciencia limpa em nao votar nesse engomadinho.
Doação não paga ICMS. Apesar de tudo que estamos passando essa corja só pensa no dinheiro da população. Como se estivéssemos com dinheiro sobrando. Temos os piores governos federal e estadual da história e nossa maior riqueza é a solidariedade.
Este senhor não tem o mínimo preparo para enfrentar uma situação destas.
Infeliz, sem autoridade e sem moral , agora vai ser comandado por um completo idiota
A minha avo sempre falava “”AQUILO NAO TEM OMBRO, DEPOIS QUE PASSA A CABEÇA ENTRAM ATE AS BOLAS”” Voces colocaram esse individuo no governo por duas vezes, ENTAO O CHORO É LIVRE. Leiam o livro A REBELIAO DOS BICHOS, George Orwel, e talvez aprendam alguma coisa util na vida.
Na pandemia fechou tudo, mandou reprimir e nao fez nada) Ah sim casou com o primeiro damo.
Espero que os gauchos o expulsem fa vida publica.
Ja passou da hora do Povo mandar esse cara com o seu primeiro damo para umas ferias interminaveis. Que o Povo do RS aprenda definitivamente a votar. Na Pandemia o acionar do sujeito foi uma reprovaçao total, e mesmo assim continuam votando no impostor.
Roguemos as bênçãos luzes e proteções do Senhor dos Mundos para o povo rio-grandense.
Além das incontáveis e Imensuráveis agruras que passam e irão ter de passar, infelizmente, surge agora essa inqualificável idiotice
Tudo tem limites.
Lazarento.
Dudu Milk está fora da realidade e mistura alhos com bugalhos. As doações são de caráter urgente e imediato. Cumprem a função de ajudar as pessoas enquanto a economia toda e os empresários estão parados com água na cintura. Quanto mais doações, melhor para o momento. Passada a fase crítica, as doações irão cessar e aí sim entram os empresários locais voltando a abastecer a população. Para q produzir uma polêmica estúpida como essa nesta hora.
Inacreditável, Ja nao basta o govrrno federal ainda vemesse arremedo de governador estranho falar e fazer bobagem
Só podia ser fala de político de extrema-esquerda. Não é possível que chegue a governador de um estado rico, com 11 milhões de habitantes e bom índice de IDH nacional, dizendo coisas de extrema idiotice como essa.
Esse foi o cara que os gaúchos consideraram ser o melhor candidato a governador. O mesmo que impôs um terrível “lockdown” durante a pandemia, um cara que chegou a interditar gôndolas de supermercados para “desestimular” as pessoas de saírem de casa para fazerem compras. O cara é esquerdista. O que os gaúchos esperavam dele?
A vida é assim Sr Osmar, tem gente que é igual galinha, gosta de levar no …………………. todos os dias. o Povo anda votando em mentiras e impostores, e depois choram e reclamam.
Funcionário público, pode ficar no ócio vendo a tragédia pela grobolixo que o salário está garantido, o povo nos abrigos e sem conseguir trabalhar que se dane.
Povo Gaúcho, já sabe né, escolha com sabedoria o próximo governador!
Nada à surpresa: espera-se o quê de um corruPTista esquerdalha? Esse leite quer uma boquinha no desgoverno do Luladrão e está se lixando para o povo que, infelizmente o elegeu. Povo gaúcho, CONTINEM VOTANDO NO LULADRÃO, NOS CANDIDATOS DA ESQUERDA, CONTINUEM….
Este governador é bizarro. O povo gaúcho já percebeu que não precisa de políticos aproveitadores da desgraça humana, muito menos da mídia “estatal”. Povo precisa de povo. E nós, povo brasileiro, estamos fazendo nossa parte. Os “intermediários” aí é que atrapalham. E quando estão alinhados com esse desgoverno, a situação piora mais.
Isso escancara o despreparo do Governador. Ora, as cidades estão destruídas, o comércio local igualmente, e as pessoas perderam tudo, inclusive a capacidade de compra.
Gaúchos vcs que colocaram este (homem) no poder!