Em julgamento que teve início nesta quinta-feira, 10, no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF), os ministros Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello votaram para autorizar a realização da Copa América no Brasil.
O principal campeonato de futebol entre seleções do continente, que inicialmente seria disputado na Argentina e na Colômbia, foi transferido para o Brasil. O jogo de abertura está marcado para domingo 13, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, entre a seleção brasileira e a Venezuela.
Leia mais: “Lewandowski pede informações a Bolsonaro sobre Copa América no Brasil”
Ainda faltam os votos dos demais ministros, que têm até as 23h59 de hoje para se manifestar. Estão em julgamento duas ações: uma foi apresentada pelo PSB e outra é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) — as entidades questionam o torneio no país, alegando risco sanitário em função da epidemia de covid-19.
Uma terceira ação que também questiona a Copa América está sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. Em sessão virtual, ele votou pela realização do torneio no país, mas exigiu que o governo federal apresente um plano de segurança sanitária em 24 horas.
Leia também: “Bolsonaro será convidado para abertura da Copa América”
Três LIXOS do judiciário. Não tinham nem que se meter nisso.
Vão combinar o resultado também?
Seria cômico se não fosse trágico. O STF julgar se vai ter ou não um torneio de futebol. Será que este país ainda tem jeito?
A convocação dos jogadores da seleção foi delegada aos ministros Gilmar Mendes e Dias Tóffoli, que tem larga experiência em negociações. Quanto ao técnico, a única dúvida está entre Luxemburgo e Casagrande. Porém, como tudo no STF, a palavra final é do Lula.