Líder de pesquisa da CoronaVac pede demissão do Butantan

Instituto não deu detalhes sobre a saída do cientista
-Publicidade-
Imunizante chinês tem pouco mais de 50% de eficácia contra a covid-19
Imunizante chinês tem pouco mais de 50% de eficácia contra a covid-19 | Foto: Adriana Toffeti/Estadão Conteúdo

O cientista Ricardo Palacios deixou a diretoria médica de pesquisa do Instituto Butantan. O pedido de saída foi formalizado na segunda-feira 9, depois de a entidade informar que ocorrera uma “reestruturação” no laboratório, da qual Palacios discordara. Ele chefiava os testes e pesquisas clínicas das vacinas contra a covid-19 CoronaVac e Butanvac, além de encabeçar as pesquisas envolvendo o imunizante chinês em Serrana, no interior de São Paulo.

Em nota, o Butantan não deu detalhes sobre o ocorrido, tampouco antecipou quem irá substituir Palacios, porque a área de pesquisa clínica será “redesenhada”. Conforme diz o instituto, o processo aconteceu “dentro da normalidade, sem nenhum prejuízo ao departamento ou aos estudos que estavam sob a responsabilidade do cientista”. A demissão ocorre em meio à possibilidade de os brasileiros terem de tomar uma terceira dose da CoronaVac.

Leia também: “Precisamos falar sobre a CoronaVac”, reportagem publicada na Edição 67 da Revista Oeste

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

15 comentários

  1. Essa vacina não fez bem a boa parte dos idosos. Muitos morreram após tomá-las, não foram feitos estudos para saber o real motivo das mortes. Tudo muito obscuro. Igual a China….

    1. E o Tarcísio Meira e a esposa Glória Menezes de 85 e 86 anos respectivamente, estão internados e passando muito mal por complicações da covid-19 mesmo após terem tomado as duas doses de vacina e, pela idade deles já deve haver muito tempo, pois a minha mãe tem 74 anos e tomou a segunda dose ainda abril, nem precisa dizer qual foi a vacina, pois quando essa turma foram vacinadas não havia outra vacina disponível.

    2. Esses patetas que estao a frenta da imoral e vergonhosa cpi da covid, se fossem serios, chamariam esse senhor para explicacoes/esclarecimentos ao inves de ficarem pedindo quebra de sigilo bancario e telematico de jornalistas….
      Vamos ver se alguem da midia se interessa em esclarecer junto a esse senhor Ricardo Palacios os reais motivos dessa discordância que resultou em seu pedido de saida (será que foi isso mesmo)? Fica a pergunta!!

      1. URGENTÍSSIMO – Esse assunto de ineficácia da vacina com segunda dose e/ou a obrigatoriedade da terceira dose precisa ser bem esclarecido. Estamos a tratar de vidas humanas. BASTA DE ENROLAÇÃO. CADÊ O DR. PALACIOS? CADÊ O SENADOR AZIZ?

  2. Quando alguém de alta patente em qualquer instituição é removido do cargo, é porque algo de podre ocorreu por lá, pode ser que sim mas pode ser que não tenha nada a ver com as orientações da alta cúpula administrativa dessa instituição.

  3. Cadê o assombro da imprensa, soa pandeminions, que disseram que era crime trocar de ministro em plena pandemia? COmo é que demitem o líder da pesquisa da Vacina?

  4. Como não quiseram se pronunciar? Esse Butantã é uma empresa particular do Dória assim como a TV Cultura, ou é do povo que paga essas 2 instituições aparelhadas? Cadê o Ministério Público, ainda existe?

  5. Acabaram com o nome do Butantã. Políticos prometem e os técnicos têm que atender às promessas impossíveis. Caso não consigam atingir o impossível, a culpa recai sobre a equipe técnica, muito triste!
    Entenderam o que é aparelhamento político de uma Instituição séria? Quais suas consequências?
    É normal a saída no meio da pandemia, em vias da necessidade de uma terceira dose de vacina (que seja diferente do ChinaVac/DoriaVac), para garantir um mínimo de segurança aos vachinados? Doriana já tomou outro tipo de vacina, tenha certeza! Mas falará mal daqueles que “escolhem” a vacina a ser tomada, pois tem que esgotar o estoque da vachina comprada. Com 4 doses, acaba rapidinho, só não dá certeza da eficácia…

  6. Atenção Senador Marcos Rogério O momento é agora da CPI do Covid convocar este profissional. Há algo muito sério nesta demissão e pode revelar muita coisa . É estrangeiro ? Trabalhava desde quando no Butantan ? Reside no Brasil desde quando ? Qual o seu currículo ao ser contratado ?

  7. A ANVISA já aprovou o registro para uso desta vacina , ou ainda está ( desde janeiro ) em uso experimental? O contrato sigiloso do Butantan com a China quando vai ser revelado às autoridades competentes ? Pois afinal quem paga somos nós os brasileiros.

  8. O Titanic Butantan está afundando e os responsáveis estão se mandando, salve-se quem puder. Fico aguardando que o governador sino-paulista e o presidente sino-paulista do Butantan sejam presos e pagem pelos seus crimes.

  9. Como as pessoas disseram que não se importavam em serem “cobaias” exigiram vacina pra ontem, o pedido foi uma ordem, “criaram” as vacinas, sem conseguir concluir estudo padrão, ao decorrer dos anos, como qq outra vacina precisou passar!
    Não disseram que agora a tecnologia está avançada e não precisava ser como as outras vacinas? Só que pode existir tecnologia que for, o resultado dia após dia, o passar dos meses, as reações, o tempo de eficácia não tem como ter resultado antecipado, não há como querer ultrapassar a barreira do tempo. No fim bilhões de investimentos, ninguém satisfeito, acusando o presidente pelas mortes, e agora? Quem recebeu a vacina e morreu, ou ficou imunizado a curto prazo, ou nem se quer ficou imunizado, resta aplicar mais uma dose, continuar as escuras, pq os estudos não estão sendo feitos isoladamente em grandes grupos, grande parte da população são as cobaias e contra quem não aceita receber a vacina.
    Esse cientista saiu pq no mínimo os estudos já apontaram que não adiantam outras doses, só que ainda assim querem tocar estudo com 3ª dose, consequentemente vão afirmar que 3ª dose será obrigatória, com isso mais compra de vacinas, milhões para o bolso dos marqueteiros, Dória somando fortuna, o povo sem noção satisfeito.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro