Na página 13 de um livro didático usado pelo nono ano do ensino fundamental do Sistema Positivo de Ensino há um texto com o título “Movimentos antidemocráticos na atualidade”. Os estudantes podem encontrá-lo na seção “História”.
“Utilizando-se de discursos baseados no conservadorismo, tais movimentos espalhados pelo mundo são pautados por discursos nacionalistas, autoritários e fundamentalistas, o que acaba os aproximando de ideologias totalitárias”, introduz o primeiro parágrafo da apostila, sem especificar quais seriam esses movimentos.
Nas linhas seguintes, o texto ensina que os movimentos podem ser identificados por “falas e práticas xenofóbicas, racistas e misóginas. Usam também a religiosidade, para unir governo e religião, negando a ciência”.
Entre outros pontos, o livro didático do Positivo salienta que “os antidemocráticos” fazem uso de fake news para desinformar as pessoas. “Em seus discursos, existe um forte apelo ao militarismo”, critica um parágrafo.
Procurado, o Sistema Positivo de Ensino não se pronunciou.
Grupo educacional Arco comprou marca
Em 2019, a Arco Educação adquiriu do Grupo Positivo o seu sistema de ensino por R$ 1,65 bilhão. A aquisição deu à Arco mais de 3 mil escolas particulares em todo o Brasil, que atendem cerca de 650 mil alunos, e parte da Editora Positivo.
Leia também: “O dogma trans tomou conta das escolas”, artigo de Joanna Williams publicado na Edição 115 da Revista Oeste
Além da ideologia distorcendo os fatos, o texto deixa evidente outro desastre patrocinado pela esquerda brasileira: o analfabetismo funcional, expresso de várias formas, entre elas o uso de palavras “eruditas”, que pretendem dar um tom “sofisticado” ao texto, mas são empregadas com sentido totalmente equivocado. Isso fica evidente na passagem que diz que conservadores usam a religiosidade “negando até mesmo conceitos científicos EM DETRIMENTO de suas crenças pessoais.” Quem escreveu isso ignora, obviamente, que “em detrimento de” significa “em prejuízo de”. E que a frase só faria sentido se pretendesse afirmar que os conservadores sacrificam crenças pessoais ao negar conceitos científicos, quando, obviamente, o autor queria dizer que eles promovem crenças pessoais EM DETRIMENTO (aí sim) dos tais conceitos.
Denuncia, denuncia, denuncia, denuncia, denuncia, denuncia, denuncia, denuncia e denuncia sempre, sem esquecer de punir nós rigores da lei até que esse crime seja combatido das nossas escolas 😠
Esse grupo também “fabrica” computadores. Todos nós sabemos da “qualidade” deles. Então, isso não me surpreende. E viva Paulo Freire!
PS: fui irônico, de novo.
Como sou um pai zeloso sempre que vejo no material do meu filho este tipo de absurdo eu explico a ele que quem redigiu desconhece o assunto e é um esquerdista. Outro assunto que estes livros de história e geografia gostam de falar é que o Agronegócio destrói o meio ambiente. Outra idiotice e invencionice desta esquerda que nunca pisou numa empresa agrícola para conhecer o trabalho deles. A Educação precisa se reinventar e o governo Bolsonaro pode ser a solução.
A verdade está contida no texto apresentado. Os movimentos antidemocráticos, que são conservadores por origem, apresentam todas as condutas e características ali expostas. Estranho o artigo, pois estamos vivenciando isto tudo aqui no Brasil, no campo político, socioeconômico e cultural! A análise de conjuntura está mais que adequada!
Mortadela chupadora de saco de ex presidiario corrupto detected
Vc corrobora exatamente com o q dizem estes “especialistas” de globo, band, mídia velha, e a esquerdalha em geral. Nunca usou esse seu cérebro para estudar o q seja ao menos a ideia de conservadorismo. Ñ viva em vão!
Vai se tratar,doente.
“Doutrinação nas escolas não existe. Isso é coisa de gente lunática.””Defender a opção do homeschooling é retrocesso.” São essas a frases que atualmente temos escutado proferidas pelas supostas mentes esclarecidas e realistas. Não poderíamos ter exemplo mais concreto que este caso para desmoronar essa narrativa limpinha e sínica. Acredito que todo brasileiro em algum momento já tenha ouvido falar do sistema positivo de ensino. Ele está presente em uma boa parcela das escolas do país. A informação presente no livro do 9° ano desse sistema era para se ater aos fatos, identificando com precisão quais são os movimentos políticos aludidos, suas verdadeiras bases político-ideológicas e as expressões sociais associadas. Entretanto, vemos uma construção textual completamente enviesada e mentirosa da realidade política que associa, inveridicamente, ao movimento conservador e sua base teórica de sustentação atos anti-democráticos e comportamentos anti-humanitários (xenofobia, misoginia, racismo…). Não consigo pensar em outros qualificativos para isto que não uma má-fé e desonestidade intelectual sem tamanho. Mas o que mais me preocupa neste ocorrido e reforça a abrangência desse vírus da doutrinação escolar não foi o fato do autor da obra ter distorcido intencionalmente a realidade com fins ideológicos mas o próprio sistema positivo de ensino ter endossado e liberado a sua publicação. Afinal de contas, não há dúvidas que essa publicação passou por uma revisão formada por outros pares ligados ao sistema positivo. É inegável, e os casos se amontoam a cada dia, que está em curso (já há algumas décadas) um projeto de alienação e controle social sob a tutela de pensadores e soldados marxistas. Os meios utilizados para este objetivo não são mais a luta armada de outrora mas a conquista das mentes através da disseminação insidiosa, disfarçada e paulatina de mentiras históricas e sociais cujo público alvo principal são os mais jovens.
É. Já posso imaginar o que se deduz de leitura desse tipo. Afinal, no centro do conservadorismo estão a família, a propriedade e o trabalho honesto. Quanto ao lado sombrio da história, pode-se afirmar que a ridicularização e quase assassinato do último imperador da China tenha sido “democrática”. E o assassinato da família inteira do último kzar da Rússia? Fora os russos que não se adaptaram ao que se seguiu ao assassinato da família ksariana e morreram em Campos de concentração russos na Siberia?
Não citariam as revoluções burguesas que elevaram o nível de vida do mundo como um todo, mas só lembrariam da corrupção que nem o capitalismo consegue exterminar, mas que, certamente, tem um nível bem baixo ou até inexistente dos oligopólios políticos e econômicos, ou seja, a ESPOLIAÇÃO proposta pelo socialismo/comunismo. Como exemplo disso tivemos o governo petista com o mensalão, petrolāo e o cúmulo de assistirmos essa deturpação na ordem causada por 9 do STF em conluio com o presidente do senado e um condenado fazendo propaganda política para termos tudo aquilo novamente.