Na noite desta quinta-feira, 19, Luana Cavalcante, representante de Pernambuco, foi coroada Miss Universo Brasil 2024. Aos 25 anos, ela se destacou entre 26 candidatas que representaram os Estados brasileiros e o Distrito Federal, competindo por uma vaga no Miss Universo 2024, que acontecerá em 16 de novembro, no México.
As misses Alagoas, Gabriele Marinho, e Rio de Janeiro, Maria Fabiana Mata, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Especialistas já haviam previsto que a vencedora estaria entre as candidatas de Pernambuco, Alagoas e Paraná.
Durante os seis dias de confinamento, as candidatas participaram de diversas atividades preliminares, que incluíram sessões de fotos, ensaios e compromissos sociais, todas valendo pontos classificatórios. A final foi realizada no palco do Teatro Gamaro, situado na zona leste de São Paulo.
Evento contou com presença da atual Miss Universo
Entre os convidados, estavam Sheynnis Palacios, atual Miss Universo 2023, da Nicarágua; Ieda Maria Vargas, a primeira brasileira eleita Miss Universo, em 1963; Natália Guimarães, vice Miss Universo 2007; e Deise Nunes, vencedora do Miss Brasil em 1986.
A última vez em que uma Miss Universo esteve em solo brasileiro foi em dezembro de 2019, quando a filipina Catriona Gray realizou uma ação social em São Paulo. Antes dela, em 2011, a mexicana Ximena Navarrete, vencedora de 2010, acompanhou todo o confinamento e coroou a angolana Leila Lopes no final do evento.
Primeiras vezes no concurso
Neste ano, o concurso trouxe uma série de “primeiras vezes”. Entre as 27 participantes, 13 (48%) tinham idade acima do antigo limite, de 28 anos, uma regra que vigorou até dezembro de 2023. Desde janeiro de 2024, a competição permite a inscrição de candidatas de qualquer idade, desde que tenham no mínimo 18 anos.
A mais velha entre as concorrentes foi Lulu Oliveira, do Mato Grosso do Sul, com 41 anos, seguida por Renata Dantas, de Rondônia, de 37 anos; Kissia Oliveira, do Pará, de 35 anos; e Taynara Gargantini, do Paraná, de 34 anos.
Outro destaque foi o número de mães participantes: oito (29,6%), um recorde histórico para o concurso no Brasil, em comparação com apenas três na edição de 2023. Desde 2023, o Miss Universo permite a candidatura de mulheres casadas, separadas, grávidas e com filhos, uma mudança significativa para o mundo dos concursos de beleza, que antes não permitia a participação dessas candidatas.
Quem é Luana Cavalcante, nova Miss Brasil
Luana é modelo e atriz. A jovem começou a modelar aos 13 anos e consolidou a carreira com marcas internacionais.
Estreou no cinema no filme Batalha de Saipan (2022) e está no elenco de Filhos de Mangue (2023). Atualmente, ela mora na Itália, com o marido e com o filho, Pedro.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A “LINDÍSSIMA” DE SAO PAULO NEM APARECEU.
Concurso de Ms Brasil. Foi-se a época de Miss.
Ainda sendo mulher já tá ótimo… o problema é q depois perde pro sr. .Xang Li da Tailândia …