O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará mais uma viagem internacional. Nesta semana, o petista irá a Nova Délhi, capital da Índia, para presidir a cúpula do G20. O embarque está programado para quinta-feira 7.
Lula e outros membros do governo federal vão embarcar para o exterior depois do desfile do Dia da Independência, em Brasília. A reunião do grupo, que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia, ocorre nos dias 9 e 10.
Leia mais: Lula aumenta em 150% gasto com desfile do 7 de setembro
Este encontro marcará a mudança na presidência rotativa do bloco, que está sob o comando do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Oficialmente, o Brasil ocupará a presidência do bloco a partir de 1º de dezembro e será responsável por organizar a próxima a próxima cúpula, que deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Lula afirma que discutirá, junto aos chefes de Estado dos países membros do G20, as pautas comuns de desigualdade de gênero, saúde e combate ao racismo.
Mais uma viagem de Lula ao exterior
Em meio a críticas da oposição sobre as constantes viagens ao exterior, de acordo com o mais recente levantamento publicado pelo site Poder360, no fim de julho, Lula e Janja já gastaram R$ 30 milhões. Esse valor, contudo, não está incluído translado aéreo, bancado pela Força Aérea Brasileira.
![Lula e Janja](https://medias.revistaoeste.com/qa-staging/wp-content/uploads/2023/09/Lula-e-Janja.jpg)
O valor referente às viagens de avião do primeiro semestre de 2023 é mantida sob sigilo. Isso porque as informações solicitadas pela FAB ao Comando do Exército por via Lei de Acesso à Informação foi negada pelo Gabinete de Segurança Institucional.
Leia também: Os gastos milionários de Lula com cartão corporativo no exterior
Tomara que ele tome água da torneira