O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu um projeto lei que pretende igualar o salário de homens e mulheres que exercerem a mesma função. A declaração do petista foi dada nesta terça-feira 28.
Segundo o petista, a lei vai ser apresentada no próximo Dia das Mulheres, celebrado em 8 de março. As declarações foram dadas durante cerimônia de reinstalação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Embora o artigo 5° da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) já garanta a equiparação salarial para pessoas que exerçam o mesmo cargo, independentemente de sexo, nacionalidade ou cor, Lula acha necessário a formalização de uma nova lei nesse sentido.
“Toda hora que você vai procurar essa lei, parece que ela existe, mas tem tantas nuances e vírgulas, antes do ‘de’ e depois do ‘de’, que tudo é feito para a mulher não ter o direito”, criticou o petista. “Ou seja, precisamos fazer uma lei que diga: a mulher deve ganhar o mesmo salário do homem se exercer a mesma função, e pronto. Não tem vírgula.“
Com a nova lei, a Justiça do Trabalho fiscalizaria e puniria os empregadores que não cumprissem a determinação.
Prestes a completar os primeiros cem dias de governo, o petista espera que essa ação sirva para mostrar as “soluções” tentadas em sua gestão.
“Vamos completar cem dias no governo e precisamos apresentar ao Brasil o que vamos fazer de verdade nesses próximos quatro anos. Precisamos fazer mais coisas, com mais rapidez, competência e mais resultado”, disse Lula. “Não há tempo para ficar brincando de governar.”
Será que esse cara acredita no que ele mesmo fala?
Pura propaganda politica da esquerda, o dia 8 de Março é o dia do inicio oficial da revolução comunista de 1017 na Rússia, quando um grupo de mulheres protestou contra o kzar.
Reinventando a roda. Isto já está estabelecido na Constituição Federal e nas Leis Trabalhistas. Será que ninguém sabe disso?
Perfeito. Melhor comentário
fica reinventando a Roda……esta lei já existe a muito tempo, e não se trata de homens e mulheres, mas sim de pessoas nas mesmas condições de obrigações e cargos terem o mesmo salário……isso é mais velho que guaraná com rolha….!!!!
Me perdoe a ignorância, mas tenho 56 anos e já trabalhei em várias empresas e nunca vi uma mulher ganhar menos que um homem no mesmo cargo.
Já vi promoções para homens porque a empresa precisava de dedicação total ao trabalho, coisa que a maioria das mulheres não fariam por opção pessoal.
Acho que o Lula está gagá…
Na falta absoluta de ideias, o chefe vai repetir leis existentes para dizer que está fazendo alguma coisa. Está. Está enrolando por não ter nada de bom para propor ou fazer, além de criação de órgãos de repressão e reclamações contra o Bolsonaro. Fora isso, viagens para negociar o Brasil no estrangeiro.
Está também em construção nas oficinas petistas uma nova lei da gravidade. A atual não está funcionando a contento! As coisas ficam caindo…