publicidade
Brasil

Mais de 500 brasileiros manifestam interesse em deixar Israel e Irã

Número foi informado à comissão do Senado pelo Itamaraty

Mísseis balísticos voam no céu. Visto de Tel-Aviv, Israel, em 1º de outubro de 2024 | Foro: Reuters/Ammar Awad

O número de brasileiros que desejam deixar Israel ou Irã chegou a 509, conforme dados repassados pelo Itamaraty à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado nesta segunda-feira, 23. Entre os solicitantes, 459 estão em Israel e 50 no Irã.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

A Embaixada do Brasil em Tel-Aviv, diante do aumento das tensões que envolvem o Irã, disponibilizou na sexta-feira 20, um cadastro para identificar cidadãos interessados em sair do território israelense. Apesar do monitoramento constante da segurança local, ainda não existe plano formalizado de evacuação nem repatriação para esses brasileiros.

Perfil dos brasileiros que querem deixar Irã e Israel

Dos cadastrados em Israel, 133 são brasileiros não residentes, 161 têm dupla nacionalidade, brasileira e israelense, 112 são residentes no país, sete possuem residência sem documentação e 46 são estrangeiros ligados a brasileiros ou detentores do Registro Nacional de Migração.

A comissão do Senado acompanha o caso no Itamaraty e na Força Aérea Brasileira (FAB), que organizam essas informações. O total de inscritos pode variar, já que o formulário permanece aberto para que mais pessoas manifestem interesse em sair.

israel bombardeia irã
Registro de bombardeio em Teerã | Foto: Reprodução/Twitter/X/@fabio_miller77

Devido ao fechamento do espaço aéreo de Israel para voos comerciais, os brasileiros que decidirem deixar o país devem adotar rotas terrestres por conta própria, respeitando normas de segurança e procedimentos de visto dos países vizinhos.

A embaixada reforçou o alerta consular vigente desde 2023 e recomenda evitar viagens não essenciais assim como a consulta a fontes oficiais antes de qualquer deslocamento.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade