Nesta segunda-feira 10, a Marinha emitiu um alerta sobre a possibilidade de ondas de até 4,5 metros de altura, e ventos com potencial para ultrapassar os 100 km/h em um trecho do litoral brasileiro que vai de Santa Catarina até o litoral norte do Estado de São Paulo. Segundo os meteorologistas, a previsão é que o fenômeno ocorra de quarta-feira 12 a sexta, 14.
O alerta foi divulgado por causa de um novo ciclone extratropical que se aproxima do Sul do Brasil. Em um trecho do alerta, a Marinha diz: “O referido ciclone poderá provocar ressaca do mar, com ondas de direção sudeste a leste e altura de até 4,5 metros, entre as noites dos dias 12 e 14 de julho. O mesmo sistema poderá afetar a faixa litorânea entre os Estados de Santa Catarina e de São Paulo, de Laguna (SC) a São Sebastião (SP), com ventos de direção noroeste a sudoeste e intensidade de até 100 km/h (55 nós), entre a noite do dia 12 e a manhã do dia 14”.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma área de baixa pressão no continente, entre o norte da Argentina e o sul do Paraguai, deve ganhar força e avançar sobre a Região Sul do Brasil. A mudança deve provocar um novo ciclone extratropical a partir desta terça-feira, 11.
Efeitos no Estado de São Paulo
De acordo com os especialistas, a formação de ciclones extratropicais é comum no Sul do país — principalmente no inverno. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo, os efeitos da formação do ciclone extratropical serão sentidos nas cidades paulistas a partir desta quinta-feira e contribuirão para a formação de fortes rajadas de vento, com velocidades que podem chegar a 90 km/h na capital paulista, região metropolitana, Vale do Paraíba e Itapeva.
Sobre as chuvas em São Paulo, o órgão estadual disse em nota: “Embora o ciclone extratropical traga chuva para o Sul do país, em São Paulo não serão registrados acumulados significativos”. Até quinta-feira, o Estado terá tempo firme e temperaturas elevadas — podendo chegar a 31ºC em Bauru e 33ºC em Santos. Contudo, a partir de sexta-feira as temperaturas vão cair, a capital paulista poderá registrar mínima de 9ºC.