Máscaras voltam a ser obrigatórias em aeroportos

Determinação da Anvisa passa a valer a partir de hoje

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O uso do item passa a ser obrigatório em aviões e aeroportos de todo o país
O uso do item passa a ser obrigatório em aviões e aeroportos de todo o país | Foto: Reprodução/Agência Brasil

A determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que as máscaras sejam obrigatórias em aeroportos e aviões passa a vigorar a partir desta sexta-feira, 25, em todo o país.

A decisão foi tomada no início desta semana. Os diretores da Anvisa alertar para o aumento do número de casos de covid-19, a proximidade das festas de fim de ano e as férias para justificar a ordem. As máscaras deixaram de ser obrigatórias nas áreas de embarque dos aeroportos e nos aviões em agosto deste ano.

Apesar da determinação, segundo a Anvisa, as pessoas vão poder retirar as máscaras para se hidratar e comer durante o serviço de bordo. A regra vale também para as áreas internas do aeroporto.

-Publicidade-

Determinação vai na contramão de estudos

A decisão da Anvisa é questionada por uma série de estudos científicos que apontam sobre a eficácia das máscaras como medida de proteção contra a covid-19.

A organização médica Cochrane revisou, no ano passado, quase 70 estudos sobre o uso do item e concluiu que as máscaras fazem pouca ou nenhuma diferença na quantidade de pessoas que se infectam.

Ainda em 2021, um estudo dinamarquês, publicado na Annals of Internal Medicine, envolveu quase 5 mil pessoas e não encontrou diferença nas infecções por covid entre o grupo com máscara e o grupo sem máscara.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.