Depois de denunciarem por assédio moral Maria do Rosário Tripodi, titular da Secretaria de Educação Continuada (Secadi), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), três servidores foram demitidos da pasta, na última quarta-feira, 21. Eles são professores concursados.
Leia mais: Instituições ligadas ao agro criticam documento do MEC: ‘pejorativo e parcial’
O diretor de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, Décio Guimarães, a coordenadora da área, Eniceia Mendes, e a chefe de projetos, Fernanda Cardoso denunciaram Rosário ao Ministério Público do Trabalho (MPT). A queixa tramita em sigilo.
De acordo com a Folha de S.Paulo, Guimarães, que é cego, fez a denúncia de assédio moral e capacitismo à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. Ele prestou depoimento ao MPT na terça 20, um dia antes da sua exoneração. Mendes e Cardoso deram sua versão dos fatos ao MPT no mesmo dia da dispensa.
Confira: A tragédia na educação
Indícios de retaliação serão analisados
O caso foi encaminhado à Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, de Brasília, e transformado em um inquérito civil. A Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal também investigam a denúncia.
Leia a reportagem “A educação como arma (Parte 2)”, de Ana Paula Henkel, na edição 203 da Revista Oeste
Ainda segundo o jornal, a procuradora Geny Helena Fernandes, que está à frente das investigações, afirmou que ainda ouvirá a acusada. “Buscamos a correção da situação, e os indícios de retaliação serão levados em conta”, informou.
Em nota, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) diz que jamais foi intimada nem notificada no inquérito apontado, nem tem conhecimento do seu conteúdo.
Estes novos inquilinos do palácio do planalto e seus puxadinhos , assim como o PSTF mais parecem com a URSS .
Demissão de servidor é punição. Tem que ter a motivação, consubstanciada em relatório e analisada por comissão. Cadê as informações sobre isso?? Porque se não existir esse processo, o MEC tem que ser investigado como um todo.
O Brasil é um país SEM FUTURO a cada dia que passa.
Quem faz a denúncia é demitido?
Quando isso acabará?
ACHO QUE EM UNS CEM ANOS.
Com certeza a Sra. MarIa do Rosário II pertence a turminha da María do Rosário I.
O aparelhamento é total !
O estado será utilizado contra a oposição de uma forma nunca antes utilizada na história do Brasil.
Sem reforma partidária, o estado continuará, atrasado e caro !
Do jeito que o staus quo adora !
Estão achando que essa turma de esquerda que subiu ao poder é fácil ?
São todos vingativos. com possibilidade de surtos psicóticos.
Faz o L
É o governo do amor, dos funcionários com muito amor no coração.