Depois das declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, um meme publicado originalmente pelo perfil Corrupção Brasileira Memes voltou a circular nas redes sociais.
Em outubro de 2023, a página fez uma notícia fictícia para dizer que Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, e Volodymr Zelensky, presidente da Ucrânia pediram a Lula que determinasse um cessar-fogo no Estado do Rio de Janeiro.
A divulgação de novas estatísticas do Monitor da Violência, do portal g1, também contribuiu para que o meme voltasse a ser reproduzido. Segundo o painel, atualizado na madrugada desta terça-feira, 12, o Rio de Janeiro teve 3.388 mortes violentas em 2023. A média é de nove mortes por dia.
O levantamento considera homicídios dolosos (incluindo feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte. O número de mortes passou a quantidade registrada no Estado de São Paulo, que tem o triplo da população do Estado fluminense.
As declarações de Lula
Desde a volta de Lula ao poder, o petista tem feito declarações frequentes sobre conflitos em outros países, especialmente sobre a guerra em Israel e a guerra na Ucrânia. Uma de suas declarações mais polêmicas foi a comparação entre as ações militares de Israel na Faixa de Gaza e o Holocausto nazista, que matou cerca de 6 milhões de judeus.
“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico”, disse Lula, em coletiva de imprensa na Etiópia. “Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”
A fala do presidente da República gerou uma crise diplomática entre o Brasil e Israel. Mesmo com a tensão, Lula não se retratou pela comparação e permaneceu acusando a nação judaica de “genocídio”.
Leia também: “Denúncias de antissemitismo triplicam depois de Lula acusar Israel de genocídio”
Em discurso na Guiana, em 29 de fevereiro, Lula afirmou que “todo mundo sabe” que o Brasil é contra “o que está acontecendo em Gaza” e contra a guerra na Ucrânia. Sua fala mais recente sobre o assunto ocorreu em 1º de fevereiro, na 8ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), onde propôs o “fim do genocídio em Gaza”.
Nas redes sociais, muitos internautas já criticaram o posicionamento de Lula sobre conflitos internacionais, visto que os problemas de segurança no Rio de Janeiro têm apresentado um aumento significativo nos últimos meses.
Conforme noticiado por Oeste em 13 de dezembro, a Secretaria de Segurança Pública (Seseg) estima que o Estado possui um déficit de 20 mil policiais militares e 5 mil policiais civis. Com a crise na segurança pública, moradores de algumas regiões da capital carioca começaram a combater o crime por conta própria.
Mesmo com os acontecimentos recentes, até o momento, não houve pronunciamento do governo Lula sobre possíveis medidas de combate aos problemas de segurança pública no Estado do Rio de Janeiro.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Que tal dividir o numero de mortos do Rio de Janeiro pelo número de habitantes? Que tal fazer o mesmo com a Bahia, Rio Grande do Norte? Qual será o resultado? Será que descobriremos que a imprensa e puxadinhos foca o Rio porque o PT nunca governou aqui?
ISO MESMO LULA DECRETA O SESSAR FOGO NO RIO DE JANEIRO E NA BAIXADA SANTISTA VOCE, DINO, E O MORAES, LEWANDOWIISK TAMBEM…….
O Luladrão tornou persona non grata dentro de seu próprio país. Não teremos cessar fogo, mas um aumento gradativo desta guerra interna que vivemos.
A coisa mais perigosa da vida é um incompetente, um charlatão semi-analfabeto que recebeu uma arma e um distintivo de aplicação da lei.