O menino João Pedro Araújo, de apenas 10 anos, passou no vestibular do curso de administração da Universidade de Fortaleza (Unifor). O portal G1 divulgou a informação na quarta-feira 19.
Conhecido como “JP das Galáxias” nas redes sociais, o menino é de Caucaia, município da região metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará. JP tem quase 11 mil seguidores no Instagram, em que se apresenta como “professor amador”. Isso porque o menino se dedica a dar aulas de matemática para os seus seguidores.
Leia mais:
“O vestibular foi fácil, mas não vou cursar agora”, disse o menino. “Não tenho interesse em administração. Meu interesse é ir para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Quero ser engenheiro aeroespacial”, completou.
Como é a rotina do menino de 10 anos que passou no vestibular de administração
Nas férias, JP estuda por no mínimo três horas diárias. Ele cursa o 6º ano do ensino fundamental. Fora das férias, sua rotina de estudos chega a oito horas por dia. Além de matemática, JP gosta de estudar história e inglês.
E o ITA não é só um sonho distante para o menino, ele já está se preparando para o vestibular. JP está fazendo aulas para a prova com as turmas de ensino médio de sua escola.
“Nunca é tarde demais para estudar. Não me sinto diferente. Sou uma criança normal, mas com superdotação e altas habilidades”, disse JP das Galáxias.
O menino, que passou no vestibular de administração com apenas 10 anos de idade, recebeu o laudo de altas habilidades e superdotação quando tinha 6 anos.
Leia também: “Brasil fica de fora do ranking das 100 melhores universidades do mundo”
“O superdotado tem recursos intelectuais suficientes para desenvolver por conta própria o seu potencial superior”, afirma o Ministério da Educação (MEC). “Se caracteriza por um excelente rendimento acadêmico”, completa a pasta.
O pai e a mãe de JP se revezam para que ele consiga cumprir sua agenda, que inclui também competições, esportes e palestras. Assim como as outras crianças, ele gosta de brincar.
JP já participou do quadro Pequenos Gênios, do programa Domingão com Huck, da Rede Globo de Televisão. “Ele tem muita consciência de que as crianças com altas habilidades são negligenciadas”, diz a mãe de JP, Sarah Umbelina. “Um dos principais objetivos dele é dar visibilidade a esse público”, completa.
Leia também: “Virtus, a escola que rejeita doutrinação ideológica”