Nesta quinta-feira, 17, a prefeitura de Araraquara (SP) anunciou um novo lockdown em razão da covid-19. A medida segue a legislação do município que entrou em vigor em 24 de maio. A lei estabelece a adoção do isolamento mais restritivo se, por três dias consecutivos, mais de 20% dos testes realizados na cidade derem positivo para a covid-19. Na prática, como o número de testes realizados a cada dia varia, a regra permite a adoção da medida mesmo com uma testagem absoluta de contaminações menor — exatamente o que aconteceu hoje.
Entenda a regra
Em 15 de junho, foram registrados 91 resultados positivos num total 396 testes realizados (22,9%); no dia 16, 199 positivos em um total de 933 testes (20,4%); e, em 17 de junho, 202 positivados em 856 testes realizados (23,5%). Somados os três dias, 492 pessoas foram confirmadas com o vírus e, em todos os dias, o índice ficou acima de 20%, determinando o fechamento previsto em decreto municipal.
Entre 9 e 11 de junho, 639 pessoas foram diagnosticadas com a covid-19 — número maior do que o registrado nos últimos três dias (entre 15 e 17 de junho). Entretanto, não foi decretado nenhum lockdown naquele momento. Isso ocorreu porque a proporção de testes positivos não foi superior a 20% por três dias consecutivos, como manda a lei.
O levantamento feito por Oeste revela que em seis outros dias deste mês a soma de diagnósticos positivos em 72h esteve acima do montante registrado entre 15 e 17 de junho.
Em resumo, a imposição do “lockdown automático” não ocorreu no período de 72h em que foram registrados os maiores números de contaminação pelo coronavírus em junho na cidade. Curiosamente, esse parece ser o efeito exatamente oposto ao que a lei pretende.
MAIS UM LOCKDOWN DESSE PETRALHA IGNORANTE….A ARGENTINA É AQUI…
ESSE PETRALHA FORA DA CADEIA É UMA DAS PROVAS DE QUE O BRASIL AINDA PRECISA DO TRANCO FORTE, PARA A FAXINA AMPLA, GERAL E IRRESTRITA.
Jamais, em lugar algum e em tempo algum, a extrema esquerda agiu visando preservar vidas humanas ou melhorar a qualidade dessas vidas. Sempre se comportou como um rolo compressor em direção ao poder. O quê, ou quem, esteve no caminho, foi esmagado. É isso que explica o inexplicável que é vermos a extrema esquerda de braços dados com corruptos, que esvaziam cofres públicos, e facções do narcotráfico, que degradam o ser humano até ele perder essa condição (de ser humano). Quem quiser que se engane com a esquerda, mas os fatos são esses e são bem conhecidos.