Mesmo com substitutivo, Senado resiste ao Orçamento de Guerra

Senadores vão votar PEC hoje em sessão virtual
-Publicidade-
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Relator apresentou substitutivo ao texto enviado pela Câmara, mas senadores seguem com demandas contra a PEC

Senadores voltam a debater nesta quarta-feira, 15, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento de Guerra. Alvo de resistência, o projeto cria um regime extraordinário fiscal, financeiro e de contratações, flexibilizando para a União a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a regra de ouro.

-Publicidade-

Para tentar aprovar a medida, que passou pela Câmara e é de interesse do governo, o relator da proposta, senador Antônio Anastasia (PSD-MG), apresentou um substitutivo ao texto original, em que acatou diversas emendas dos senadores. Mesmo assim, o governo deverá enfrentar dificuldades para aprovar a PEC na Casa.

Alguns senadores manifestaram apoio, defendendo a importância da liquidez do sistema financeiro e a distinção de gastos em relação ao Orçamento da União. Outros se mostraram preocupados, dizendo que a parcela mais pobre da população poderá ser prejudicada ou mesmo esquecida. Eles também disseram temer que o dinheiro não chegue às pequenas empresas, as maiores geradoras de empregos no país, ficando “empoçado” nos bancos.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) pleiteou mais tempo para a análise das PECs e pregou respeito à Constituição. Para o senador, a pressa só se justifica pelo fato de o texto autorizar o Banco Central a atuar para reduzir os riscos do sistema financeiro.

Caso o texto de Anastasia passe pelo crivo dos senadores, a PEC terá de retornar para a análise dos deputados.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site