O grupo Meta anunciou na quinta-feira 12 que irá criar centros de monitoramento para acompanhar publicações sobre as eleições no Brasil deste ano, previstas para iniciar em outubro.
De acordo com a empresa, que controla redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp, a decisão faz parte de um conjunto de ações para combater “comportamentos inautênticos coordenados” no ambiente digital, como as fake news.
Em coletiva de imprensa realizada em Brasília, a Meta informou ainda que os “centros de monitoramento” serão feitos por funcionários do grupo no Brasil e nos Estados Unidos, além do uso de ferramentas de inteligência artificial.
“A integridade das eleições é uma prioridade da Meta”, esclareceu Debs Delbart, gerente de Programas de Resposta Estratégica da Meta América Latina. “Queremos garantir uma resposta rápida da empresa a qualquer momento emergencial que possa vir a acontecer”.
Apoio do TSE
Em fevereiro deste ano, o Tribunal Superior Federal (TSE) e a Meta firmaram parceria para combater a desinformação nas redes sociais durante as eleições brasileiras. As empresas Facebook, Twitter, WhatsApp, TikTok, Instagram, Kwai, Google e YouTube assinaram o acordo.
Já na quinta-feira 12, o TSE formalizou mais uma colaboração, desta vez com o Spotify, para combater a disseminação de fakes news em outubro. O acordo com a plataforma de áudio vai durar até o fim de 2022.
“Para acelerar a identificação e a contenção de casos e práticas de desinformação, será disponibilizado um canal de comunicação em que as partes autorizadas podem denunciar o conteúdo, a ser analisado de acordo com as regras da plataforma do Spotify”, manifestou o TSE, em comunicado.
“O TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também podem usar esse canal para enviar ordens judiciais.”
E aí, já ficou sabendo da nova parceria da #JustiçaEleitoral? O @TSEjusbr firmou uma parceria com o @SpotifyBrasil pra combater a desinformação e promover iniciativas pra disseminação de informações confiáveis sobre o processo eleitoral na plataforma: https://t.co/RcfcoJjJdr 🎶 pic.twitter.com/feddUiakUe
— TSE (@TSEjusbr) May 12, 2022
Existe alguma notícia falsa que seja pior que as verdadeiras sobre o PT ?
Ninguém vai passar o público, os nomes, currículos, profissões, endereços da empresa, enfim, a identificação desses ditos checadores de fake? Acho que temos o direito de saber, quem são os portentos, que vão nos julgar. Que vão dizer se estamos falando verdade ou mentira. Pq tanto anonimato??
Nem precisa, segundo o TSE e a Meta só são verdadeiras as mentiras da esquerda.
Zuckerberg maricona globalista. Isso deve ter tomado um monte de tapa na képa quando era adolescente. Nerdzinho chato ressentido
E a “Revolução dos Bichos” continua… Nojo!
Podem sensurar, cancelar etc… mas uma verdade absoluta ja está consolidada no país. LULA É LADRÃO, VAGABUNDO E SÓ ESTÁ SOLTO PELA AÇÃO NEFASTA DO STF. E mais uma realidade tbem está consolidada; se fraudarem eleição p colocar esse cidadão de volta no poder segurem a onda pois um tsunami vai varrer o país com resultados previsíveis. Ninguem é mais otário para acreditar nesse papo furado de que COMUNISTA LUTA PELA DEMOCRACIA.
O que é fake news? Quem julga se tratar de um fake news? Estamos trilhando para uma ditadura promovida pelo STF e TSE? Em se considerando o nível de conscientização e politização do brasileiro, acho que essas arbitrariedades não irão muito longe. 7 de Setembro e 1º de maio demonstraram com clareza insatisfação e impaciência do povo brasileiro.
Isso forçará as pessoas a terem mais contato pessoal. As redes sociais são ótimas, mas a nossa liberdade é muito mais. Toda afirmação proveniente de redes sociais deve ter a fundamentação comprovada e ser discutida com os parentes, amigos e vizinhos.
Essa empresa não é a mesma que aparece o logotipo que inicia-se o WhatsApp e o Facebook?