As instalações da metalúrgica Tex Metais que explodiram no interior de São Paulo não tinham Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O acidente aconteceu no município de Cabreúva na sexta-feira 1º e deixou ao menos cinco mortos.
Ruiter Martins da Silva, delegado responsável pela investigação, acredita que um vazamento de gás pode ter causado a explosão da metalúrgica, de acordo com a CNN. Contudo, ele disse que somente a perícia irá determinar o que, de fato, aconteceu.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de São Paulo foram ao local para prestar apoio. Dois helicópteros Águia, da Polícia Militar, foram deslocados para ajudar no resgate. As vítimas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e para a Santa Casa de Cabreúva.
Conforme informou a TV TEM, todas as unidades de saúde interromperam os atendimentos eletivos para facilitar a prestação de socorro às vítimas da explosão. Até mesmo os profissionais das Unidades Básicas de Saúde foram remanejados para os prontos-socorros.
Os estragos causados pela explosão na empresa metalúrgica
Testemunhas relataram que sentiram a explosão em um raio de 5 quilômetros de distância. Moradores disseram que o barulho assustou a vizinhança. Em virtude da força da explosão na Metalúrgica, equipes de segurança de Jundiaí foram acionadas para prestar socorro às vítimas.
No dia da explosão, Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, informou que “12 vítimas foram socorridas para unidades de saúde da região e outros dois óbitos foram registrados”.
Veja também: “Vídeo inédito mostra explosão em silo no Paraná”
“A Secretaria de Estado da Saúde já acionou a rede de saúde regional para dar suporte às vítimas”, informou o governo, em nota. “Da rede estadual, o Hospital Estadual de Sumaré e o Hospital das Clínicas da Unicamp e o de São Paulo estão preparados e servindo como referência para atendimentos de vítimas graves.”
Uma empresa desse porte neste tipo de atividade sem o alvará de operação é porque há algo nefário a ser desvendado. Algum inspetor da Prefeitura ou dos Bombeiros foi comprado e exerceu sua influência para permitir o funcionamento ilegal, alem disso os funcionários trabalhando sem qquer proteção e respirando os gases tóxicos causadores de cancer. Uma fabrica da morte para o lucro de egoistas infratores e exploradores de vidas humanas de incautos submetidos e desesperados a viver em um país desgovernado.
Qtas mais empresas como esta existem espalhadas pelo pais afora?
E algum laudo de vistoria de corpo de bombeiros vai impedir vazamento de gás? Quem tem que tomar as providências para evitar um acidente desse tipo, é a própria empresa.