O Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública na maior reserva indígena, em extensão territorial, do Brasil — a yanomami. A região está localizada às margens do rio Uraricoera, em Alto Alegre (RR) e vem sendo palco, há mais de um mês, de conflitos armados entre índios e garimpeiros.
A portaria foi publicada na edição desta segunda-feira, 14, do Diário Oficial da União. A medida é assinada pelo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, e tem validade de 90 dias.
Segundo o texto da portaria, o apoio da Força Nacional será direcionado às “atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em caráter episódico e planejado”.
No fim de maio, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo tomasse medidas para proteger a terra indígena.
Dois fatos importantes:
1- O garimpo é um cancer, independentemente de onde atua
2- O stf ( em minusculo mesmo) trama desconsiderar o marco temporal na demarcação de terras indigenas….Isso vai incendiar o campo , estimulando invasões e depredações.