Em desenvolvimento pelo Instituto Butantan, a vacina contra a dengue começará a ser distribuída até o fim de 2024, informou o jornal O Globo, na terça-feira 4. Em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou um imunizante com 80% de eficácia no enfrentamento da doença. A mercadoria pertence ao laboratório japonês Takeda. O governo, contudo, prefere aguardar um produto 100% nacional.
A vacina contra a dengue da Takeda já pode ser encontrada na rede privada, por R$ 400 a dose. O produto pode ser aplicada em crianças acima de 4 anos, adolescentes e adultos até os 60 anos.
Já a versão nacional está em estudos desde 2009 e só deve ter a pesquisa enviada para análise da Anvisa no fim de 2024 — o que levaria a aprovação e a distribuição para 2025.
De acordo com dados do Centro de Operações de Emergências de Arboviroses, o Brasil registrou 1,38 milhão de casos prováveis de dengue até o início de junho, 22% a mais que os registrados no mesmo período do ano passado.
Em uma nota à imprensa, o Ministério da Saúde afirmou que “tem uma política de garantir a produção nacional, evitando a tragédia observada na pandemia da covid-19, quando faltaram ventiladores e até equipamentos de proteção individual elementares”.
No entanto, diz, mantém diálogo aberto com a Takeda, mas que nenhum pedido foi enviado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS, procedimento obrigatório para incorporar o imunizante.
Leia também: “O tabu sobre as vacinas”, reportagem publicada na Edição 96 da Revista Oeste
Quantos brasileiros morrerão de dengue até 2024 por falta de vacina? Será que a Globolixo dará essa informação na abertura dos jogos de futebol?
Se não fosse no governo do Lula, essa história da vacina da dengue ia dar cadeia em muita gente.
Esse molusco genocida.
Esse molusco genocida!