Neste domingo, 26, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP), afirmou que os incêndios no interior de São Paulo (SP) são atípicos e necessitam de investigação. Além de São Paulo, há queimadas no Pantanal e na Amazônia.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Polícia Federal (PF) iniciou dois inquéritos para apurar as causas das queimadas. Condições climáticas secas e ventos intensos fizeram com que várias cidades acordassem cobertas por fumaça.
“Tem uma situação atípica”, afirmou a ministra. “Você começa a ter em uma semana, praticamente em dois dias, vários municípios queimando ao mesmo tempo. Isso não faz parte da nossa curva de experiência na nossa trajetória de tantos anos de abordagem do fogo.”
Suspeita de repetição do “dia do fogo”
Marina ainda levantou a hipótese de incêndios criminosos estarem ocorrendo em São Paulo, da mesma forma que ocorreram em 2019, no Pará.
“Do mesmo jeito que nós tivemos o ‘dia do fogo’, há uma forte suspeita de que agora esteja acontecendo de novo”, afirmou ela.
Leia também: “O Brasil está pegando fogo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 224 da Revista Oeste
“Em São Paulo não é natural, em hipótese alguma, que, em poucos dias, você tenha tantas frentes de incêndio envolvendo concomitantemente vários municípios. Mas obviamente isso aí são as investigações que vão dizer.”
Nesta segunda-feira, um delegado da Polícia Civil de Goiás informou que um suspeito admitiu receber R$ 300 para atear fogo em diversas fazendas da região de Bom Jardim de Goiás.
Investigações e inquéritos em andamento sobre incêndios em SP
A Polícia Federal abriu dois inquéritos para examinar os incêndios no interior paulista. Segundo Marina, ao todo, a PF também conduz 31 inquéritos sobre incêndios no Pantanal e na Amazônia.
A competência federal para investigar os incêndios em São Paulo foi justificada pelo impacto no funcionamento dos aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior do Estado.
+ Ricardo Salles critica Marina Silva: ‘Há licença poética para ela’
“Só a investigação vai poder identificar o que está por trás dessas ações”, afirmou Andrei Passos Rodrigues, diretor-geral da PF. Serão utilizadas imagens de satélite para identificar os pontos de origem dos incêndios.
A PF mobilizou 14 delegacias no Estado de São Paulo e a diretoria de Meio Ambiente para monitorar a situação dos incêndios.
Leia mais: “Um Brasil degenerado”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 231 da Revista Oeste
Maria deu a declaração em Brasília (DF), depois de visita, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, à central de monitoramento de incêndios florestais na sede do Ibama.
isso não é mulher é um fóssil da época dos PTROSAUROS!
ESSA múmia com cara de ET é uma pilantra! mulher vagabunda, mentirosa!
Atípico é essa criatura. Parece uma mistura de E.T com tartaruga sem casco e uma marmota velha…
Pilantra aproveitadora e agora vai dizer ainda que tudo ainda é culpa do Bozo? Volta pro seu planeta, trôço!
Essa senhora ainda está viva, politicamente!?
O Brasil vive tão bem sem os seus devaneios….
Um pigmeu mutante.