O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, anunciou nesta segunda-feira, 29, que está deixando o cargo.
Em nota oficial, Azevedo e Silva não informou o motivo de sua saída do governo. Ainda não se sabe se o ministro pediu demissão ou foi demitido pelo presidente Jair Bolsonaro.
Leia também: “Ernesto Araújo pede demissão do Ministério das Relações Exteriores”
Azevedo e Silva foi anunciado como ministro de Bolsonaro ainda durante a transição de governo, no fim de 2018. Ele foi chefe do Estado-Maior do Exército e passou à reserva em 2018. Quando anunciado como ministro da Defesa, Azevedo e Silva era assessor do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.
Azevedo e Silva foi o segundo militar a comandar o Ministério da Defesa desde a criação da Pasta, em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). O primeiro foi o general Joaquim Silva e Luna, indicado pelo ex-presidente Michel Temer.
Mais cedo, como noticiamos, outro ministro do governo Bolsonaro — Ernesto Araújo, das Relações Exteriores — pediu demissão do cargo. Ele ainda teria uma conversa com Bolsonaro nesta tarde.
Leia a nota do ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva
“Agradeço ao Presidente da República, a quem dediquei total lealdade ao longo desses mais de dois anos, a oportunidade de ter servido ao País, como Ministro de Estado da Defesa.
Nesse período, preservei as Forças Armadas como instituições de Estado.
O meu reconhecimento e gratidão aos Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e suas respectivas forças, que nunca mediram esforços para atender às necessidades e emergências da população brasileira.
Saio na certeza da missão cumprida.”
Fernando Azevedo e Silva
O ministério da defesa precisa de um “general sem medo”, que é bem contrário a um ‘general com medo’ que interrompe a viagem a meio do percurso… Enfim, mais um general timorato de pijama…
Há 1 ano o Congresso fez as mesmas ameaças a Bolsonaro e alguns deixaram o governo. A história se repete.
PRECISAMOS TOMAR ÀS RUAS, OU SEREMOS ENGOLIDOS PELOS CORRUPTOS DESESPERADOS PELO PODER. Lula está por trás de tudo.
Pra enfrentar o que vem de pior nesse país é necessário alguém de pulso forte. Iremos enfrentar dias difíceis como nunca visto antes nesse país.
Não podia dar certo um ministro da defesa que era assessor do Toffoli. Algo não estava certo na caserna.
Tomate que entre um Newton Cruz