Ernesto Araújo pede demissão do Ministério das Relações Exteriores

Chanceler vinha sendo pressionado por lideranças do Centrão e sua situação ficou insustentável
-Publicidade-
Ernesto Araújo pediu demissão; Palácio do Planalto ainda não confirma oficialmente
Ernesto Araújo pediu demissão; Palácio do Planalto ainda não confirma oficialmente | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ernesto Araújo não é mais o ministro das Relações Exteriores. Ele pediu demissão e anunciou a saída do cargo em reunião nesta segunda-feira, 29, com secretários e auxiliares da Pasta, informa O Globo. A saída de Araújo ainda não foi confirmada pelo Palácio do Planalto. O pedido de demissão será apresentado nesta tarde ao presidente Jair Bolsonaro.

Pressionado por lideranças do Centrão que exigiam sua demissão, Araújo havia cancelado todos os compromissos oficiais desta segunda-feira e convocado alguns dos auxiliares mais próximos para uma reunião.

No domingo 28, como noticiamos, Araújo revelou o breve diálogo que teve com a senadora Kátia Abreu (PP-TO) em um almoço no Itamaraty no início do mês. “Conversa cortês. Pouco ou nada falou de vacinas. No final, à mesa, [ela] disse: ‘Ministro, se o senhor fizer um gesto em relação ao 5G, será o rei do Senado’. Não fiz gesto algum”, escreveu o ministro no Twitter. “Desconsiderei a sugestão inclusive porque o tema 5G depende do Ministério das Comunicações e do próprio presidente da República, a quem compete a decisão última na matéria.”

-Publicidade-

Em resposta, a senadora não economizou críticas ao chanceler, a quem chamou de “marginal”. “O Brasil não pode mais continuar tendo, perante o mundo, a face de um marginal. Alguém que insiste em viver à margem da boa diplomacia, à margem da verdade dos fatos, à margem do equilíbrio e à margem do respeito às instituições. Alguém que agride gratuitamente e desnecessariamente a Comissão de Relações Exteriores e o Senado Federal”, afirmou a parlamentar em nota divulgada à imprensa.

Na semana passada, em entrevista ao programa Opinião no Ar, da RedeTV!, o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo de Jair Bolsonaro na Câmara, disse que o incisivo pronunciamento do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), falando em “sinal amarelo” para o Executivo, foi praticamente um pedido para a substituição de Araújo. Segundo Barros, a atuação do chanceler à frente do Itamaraty no combate à pandemia de covid-19 é um grave problema que precisa ser enfrentado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

39 comentários

  1. Quando o povo brasileiro deixará de levar bols nas costas de políticos inqualificáveis? Deixem o Bolsonaro governar! Esqueçam a ganância e a inveja! Que inferno!

  2. Bolsonaro está devendo aos que lhe apoiam um combate mais fervoroso contra aqueles que interferem em sua gestão e modelo de Governar. Não é possível tolerar tantas interferências e baixar a cabeça para os maquinadores defensores da política chinesa e sua tecnologia de invadir Países e espionar. Quem começou a interferência foi o STF, com o Alexandre de Moraes, antigo Advogado do PCC do crime organizado, depois disso o STF nadou de braçada. ESTÁ NA HORA DE ENFRENTAR ESTE GENOCIDAS QUE INTERFEREM NA GESTÃO BOLSONARO!

    1. Você está corretíssimo nas suas palavras. É interferência de todos. Mas mesmo com a saúde de Ernesto acredito ainda numa.virada de mesa. Não será o próximo alinhado aos desejos do Senado

  3. Esta na hora do cidadao de bem parar esse pais de uma maneira mais clara e expressar a insatisfação que temos com esse congresso e judiciario. Estamos em um ditadura!! E precisamos nao permitir que isso fique e continue como esta!!!

  4. Bolsonaro está se tornando aos poucos um Temer 2.0. Entregue as chaves do governo para o Centrão de uma vez, Presidente. Todos já sabemos que o sr. é vacilante. Quanto à observação da senadora, “marginal” era o governo do PT, do qual ela fez parte.

    1. Do jeito que está indo
      Só falta Bolsonaro anunciar o nhonho como novo ministro do exterior.
      Não basta sermos presos em casa e apanharmos nas ruas por querer trabalhar.
      Ainda temos que aturar um governo (Bolsonaro/ direitos humanos/justiça) estão cagando e andando pra nós.

    1. Mais um que cai a mando da China.. essa interferência tem que acabar e o Presidente governar esse país como tem que ser.. são muitos apátridas torcendo para o vírus e para o insucesso do país #brasilpaisdetolos

  5. Kátia Abreu articulou a saída do ministro e conseguiu. As eleições darão o troco à nobre senadora xiliquenta.
    Quem sabe essa seja a gota d’água para Bolsonaro reagir contra as invasões dos poderes no Executivo. Já basta, presdiente!

  6. É honroso para Ernesto Araújo ser atacado por essa corja de sanguessugas do Senado e da Câmara. Passará para a história como alguém que se sacrificou pelo Brasil.

  7. “Informa O Globo”??? Então eu pago assinatura desta revista para ler “NOTÍCIA” DE O GLOBO”??? Estão de sacanagem???? Leia a Gazeta do Povo, ao menos, ou algo à altura. Que vergonha. Tomara que seja mais um “fake” a ser desmentido em instantes.

    1. Também nao entendi, pagar assinatura para ler o que diz o globolixo, pessoal da Revista Oeste essa foi uma trmenda bolada nas costa de seus assinantes.

  8. Se for verdade será mais uma decepção com o Bolsonaro. Ele não é firme, parece que morre de medo do Congresso (além, é claro do STF). Se for real então poderemos dizer que não temos Presidente, temos apenas um fantoche no Palácio do Planalto.

  9. O que o Brasil não pode mais é continuar tendo a ‘face de marginais no Senado’ -comon esta fulana… que pensam serem a lei. Alguém que insiste em viver à margem da boa conduta, à margem da ética, da verdade dos fatos, à margem do equilíbrio e à margem da Constituição.
    Alguém que ROUBA PASTAS durante votação importante, apenas porque o resultado do voto NÃO LHE CONVÊM… dona Abreu!!
    NÃO LHE CONVÉM QUE O ‘CANCELER NAO TENHA SE VENDIDO’, TAMBÉM, AOS CHINESES, COMO MUITOS DELES, NAQUELE CONGRESSO… AÍ, ARMOU OUTRO ROUBO – NÃO DE PASTA, MAS, DE REPUTAÇÃO !
    Que explique o que seu filho foi fazer na China 5 vezez!

  10. É lamentável que a políticalha do Congresso continue a atuar contra a nação. Ernesto Araújo recuperou o prestígio do Itamaraty – Ministério das Relações Exteriores ao recuperar as relações com países democráticos do primeiro mundo e colocar Cuba, Venezuela e outras ditaduras sanguinárias e atrasadas do planeta, amadas pela esquerda, em seu devido lugar. No ostracismo. O Brasil, pela postura desses deputados e senadores de m….., continua sendo uma Republiqueta Bananeira de última categoria!

  11. Tá difícil de digerir, uma atrás da outra e o governo permanece estático. Apanha dia e noite da imprensa suja, é humilhado pelo stf semanalmente e o rabo fica entre as pernas, abaixa a cabeça para o congresso e cede quando a pressão aumenta. E qual a reação? Lives de quinta-feira feira no Pingos nos Is para de justificar. Tiro meu chapéu pela postura anticorrupção, pelas obras entregues no NE, pelo quadro técnico e imparcial dos ministérios, etc, mas isso não está nos garantindo a liberdade de expressão, de ir e vir e de trabalhar. O povo ainda está contigo presidente, pare com os comentários de que a constituição tem de ser respeitada e assuma a postura de líder. Sabemos que o senhor tentou, mas não irão te deixar governar o país e muito menos se reeleger, portanto, assuma as rédeas enquanto o povo te respalda

  12. Considero a saida do Araujo, uma consequencia de atos impensados cometidos no inicio do governo Bolsonaro. Na sequencia
    1- mudança da embaixada para Jerusalem ( quem foi favorecido ? )
    2- Hostilizar a China… poderia manter a soberania e os modos- O mesmo se aplica ao Macron, acordo de Paris, Argentina, etc Observem que foram citados grandes parceiros comerciais do Brasil
    3- Alinhamento automatico e sem reciproca com os EUA ( OK, tem o Olavo e os filhos do presidente, mas não exagera)
    4- Aventura de indicar um filho do presidente para embaixador nos EUA( ah o papai quis, mas deveria prevalecer a orientação da Casa de Rio Branco)

    Em suma, uma sucessão de erros, ainda que estivesse avalizado pelo PR, mas que são inadmissiveis para um Ministerio de Relações Exteriores de qualquer pais serio

    1. Perfeito tudo o que vc disse, porém esse não é o verdadeiro motivo da saida do Ernesto. E sim a dua dignidade em não se vender a interresse de quem quer implantar tecnologia chinesa (5G) no BRASIL. Basta ver a indignação da Katia Abreu chamando o Chanceler de MARGINAL.
      MARGINAL E ELA E GRANDE PARTE DESTE CONGRESSO PODRE QUE INFELIZMENTE NÓS ELEGEMOS.

    2. 1. Jerusalém é a capital de Israel. Era uma promessa de campanha a transferência da embaixada de Israel para Jerusalém.
      2. Você acha que o Partido Comunista Chinês aceita a soberania dos povos? Vamos acordar para a realidade.
      3. Se não houver alinhamento com democracias livres, haverá com quem? Com ditaduras da época do PT?
      4. O palácio do Rio Branco está repleto de burocratas que pensam mais em si do que no País. Apesar da limpa no inicio do governo, ainda tem muita gente para mandar embora. Tem muito embaixador que mais prejudica do que ajuda o Brasil.

      Sucessão de erros seria NEGAR os valores da nação.
      Vários acordos beneficiaram o Brasil e nunca o Itamaraty foi tão altivo perante os demais países.
      Lógico, por ser um dos remanescentes da “ala ideológica”, há quem faça de tudo para tornar este governo positivista e quiçá, globalista.

      E sobre a Kátia Abreu:
      O que esperar desta pessoa asquerosa que foi ministra da Dilma e tentou ser vice-presidente na chapa do Coronel Gomes?

      Espero que tenhamos outro ministro à altura do Ernesto Araújo. Grande patriota.

  13. Caramba, os chineses conseguem trocar nosso ministro das relações exteriores, então em breve as ONGs. internacionais trocarão o ministro Ricardo Salles?. A Katia substituirá a Tereza?, e o Kakay substituirá o Andre Mendonça?, e para futuro ministro do STF o tal do Felipe Santa Cruz presidente da OAB?. Preservaremos Paulo Guedes, mas FHC esta com uma disposição enorme após ser ressuscitado!!!
    Ora bolas, vamos aproveitar que nosso senado esta admirando o regime chinês, para Bolsonaro e os militares adotá-lo, que tal? Lá também há capitalismo, mas respeitoso e ordeiro. Prefiro respeito as leis do que esta democracia anárquica que vivemos. Afinal, nem o STF respeita a CF.
    Evidentemente importando IFA “matéria prima humana da China” e devolvendo esse inquieto e desordeiro embaixador chinês no Brasil para suas origens.

  14. Infelizmente BOLSONARO não demostra reação aos inimigos, STF e congresso, está apático ,parece querer jogar s toalha , só nos povo para provocar uma revolução contra esses bandidos

  15. Essa Katia Abreu sim é uma marginal, pois está à margem de tudo que é bom nesse mundo. Esse Congresso Nacional é marginal, porque não legisla, e não representa o povo, só atrapalha a boa governança. Os bons deputados e senadores são covardes porque não se impõem.

  16. SE KATIA ABREU TIVESSE VERGONHA RENUNCIARIA AO MANDATO DEPOIS DAS CENAS GROTESCAS QUE PROTAGONIZOU DURANTE A ELEIÇÃO DE ALCOLUMBRE! MAS NÃO RENUNCIA E AINDA TEM A CARA DE PAU DE DAR PALPITES NA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL. POR QUE NÃO VAI PROCURAR UM TANQUE E LAVAR ROUPAS????? SE NÃO AS PRÓPRIAS, AO MENOS EM INSTITUIÇÕES BENEFICENTES!!!!

  17. A senadora disse que o ministro é marginal, mas e ela? Nem preciso dizer uma palavrinha quanto ao que ela é! Ou umas palavrinhas nada lisonjeiras!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site