O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, nomeou nesta sexta-feira, 16, o novo presidente substituto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão vinculado à pasta.
O escolhido é Jonatas Souza da Trindade, servidor de carreira pelo Ministério da Economia como analista de infraestrutura, que está lotado no Ibama desde 2009. Ele atua, principalmente, em temas relacionados ao licenciamento ambiental.
Leia mais: “Quem é Joaquim Álvaro Pereira Leite, o novo ministro do Meio Ambiente”
Com a nomeação de Trindade, o tenente-coronel da Polícia Militar (PM) de São Paulo Luis Carlos Hiromi Nagao, que ocupava a chefia interina do órgão, deixa o posto. Ele volta ao cargo de diretor de Planejamento.
O Ibama tem uma série de cargos de direção e coordenação vagos desde maio, depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ter determinado o afastamento do presidente do órgão, Eduardo Fortunato Bim, além do diretor de Proteção Ambiental, Olímpio Ferreira Magalhães, e do superintendente de Apuração de Infrações Ambientais, Wagner Tadeu Matiota, nomeados pelo ex-ministro Ricardo Salles. Todos são alvo de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura decisões administrativas ligadas a um suposto esquema de exportação criminosa de madeira.
Leia também: “Cármen Lúcia determina que Salles entregue passaporte à PF”