Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e advogado de um dos réus presos por causa das manifestações do 8 de janeiro, Sebastião Coelho culpou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pela morte de Cleriston da Cunha. Conhecido como Clezão, Cleriston, que estava preso na Papuda, no Distrito Federal, morreu nesta segunda-feira, 20.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
“Alexandre de Moraes é o principal responsável pela morte de Cleriston, hoje, na Papuda”, afirmou Coelho, em postagem publicada em seu perfil no Instagram. De acordo com o desembargador aposentado, o magistrado não é a única autoridade a ser responsabilizada pela morte de Clezão. Para ele, outros membros do STF e até o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), devem explicações pela situação do homem que estava preso desde o início do ano.
Leia mais:
Na visão de Coelho, Pacheco tem pecado por omissão no caso de presos em virtude dos protestos do 8 de janeiro. De acordo com o desembargador, o presidente do Senado precisa atuar, ao menos a partir de agora, para afastar Moraes do STF. “Até quando vamos ficar assistindo a essas barbaridades?”, perguntou Coelho. “Chegamos ao limite. Não dá mais. Providências têm que ser tomadas imediatamente.”
“A Procuradoria da República tem que atuar para responsabilizar criminalmente Alexandre de Moraes”
Sebastião Coelho, desembargador aposentado e advogado de um dos réus do 8 de janeiro
Ainda no vídeo em que reclama de Moraes e presta condolências à família de Clezão, o desembargador aposentado — e hoje advogado — afirma que senadores, em geral, e os demais ministros do Supremo devem agir. Nesse sentido, analisa a necessidade de atuação até por parte do Ministério Público, inclusive no âmbito criminal. “A Procuradoria da República tem que atuar para responsabilizar criminalmente Alexandre de Moraes.”
A morte de Cleriston, o Clezão
De acordo com as informações, Cleriston da Cunha, o Clezão, morreu na manhã de segunda-feira 20. Conforme relatado, ele teria sofrido um “mal súbito durante banho de sol” no presídio da Papuda, onde estava preso desde o início do ano. Ele tinha 46 anos e sofria de diabetes e hipertensão. A Procuradoria-Geral da República pediu, a saber, a soltura dele. O STF, no entanto, nem apreciou o pedido.
Antes mesmo do vídeo com críticas por parte do desembargador aposentado, Moraes pediu mais detalhes sobre a morte de Cleriston.
Leia também: “A liberdade proibida”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 191 da Revista Oeste
Concordo em gênero, número e grau com o entendimento do ilustre advogado R. Sebastião Coelho, pois sei que ele tem conhecimento profundo da matéria que sustenta. Não precisa, todavia, ser doutor em direito para saber que homicídio significa a destruição da vida do ser humano pela morte causada por outrem. Como consabido, existem dois tios de homicídio, o doloso que é aquele que se percorre o iter criminis para a sua consumação, ou seja, o agente homicida quer obter o resultado morte, e o culposo, onde o agente embora não querendo o resultado morte, de alguma forma concorre para que esta ocorra. Os homicídios culposos decorrem de omissão, negligência, imperícia e imprudência por parte do agente. Diz a Lei Penal que a
Xandão tirano e assassino
Uma certa imprensa vai narrar algo do tipo: O ‘falecido’ estava no quintal da casa dele saboreando um churrasco de picanha quando um avião caiu sobre ele. Também dirão que o piloto tinha cara de ‘bolsonarista’.
Precisamos perder o medo e voltar às ruas. Até quando a população vai aceitar esses assassinos no poder?
Se havia fundo do poço ele chegou e tem cheiro e gosto de STF e Senado que ou são omissos e coniventes ou cúmplices.
Pena, Luiz, mas o fundo do poço no Brasil tem subsolo!
Concordo em genero, número e grau, o presidente do supremo, se não fosse o Barroso, deveria determinar a prisão, mas em se tratando dele, ficamos na mão do Pacheco colocar pra rodar TODOS os pedidos de impeachmnt contra os ministrecos e o Lira o do molusco.
Eis aí um homem decente e de coragem. Curvo-me à sua voz, sempre muito precisa e oportuna. O STF peca por omissão, assim como o Presidente do senado (assim mesmo, com letra minúscula). São eles os responsáveis por essa morte e por outras que virão. Em algum momento vão responder por isso!
Se o Pacheco não Liberar os pedidos de impeachment do Cabeça de Ovo, ele é TÂO RESPONSÁVEL PELA MORTE DO CLESÂO QUANTO ESSE MONSTRO.
Parabéns ao Dr Sebastião Coelho, que não se acovarda como todos nós, que continuamos assistindo impassíveis, do conforto de nossos sofás, as barbaridades que vão se sucendo em nosso pais, sob os desmandos dessa quadrilha que se apoderou de nossas instituições, nada democráticas.
Urge levar o caso e a responsabilidade criminal do tirano Alexandre de Moraes e seus parceiros, aos tribunais penais internacionais, onde talvez ocorra algo , uma vez que, por aqui, nosso Senado sob o comando do atual presidente Rodrigo Pacheco, tal qual seu antecessor, nada fará que contrarie seus inumeros interesses particulares e sua fome pela continuidade no poder daquela casa.
Caro jornalista, Se puder informar quando o MPF pediu a soltura, agradecerei.
O pedido foi feito em 01/09/2023 e, desde então, passados 2 meses e 20 dias, não foi analisado.
Somos todos culpados por permitir que o Brasil esteja nas mãos de tiranos! Somos milhões de covardes!
Não somos covardes , fomos apenas desarmados pelo bêbado ladrão e mentiroso e pela baleia gordola maranhense ! Não podemos reagir como também não podem os chineses ,cubanos ,venezuelanos e norte-coreanos !
Infelizmente, não consigo ter esperanças que Moraes seja punido. O STF e todas as instituições deste país estão contaminadas e aparelhadas. O país está todo corrompido.
Este será apenas mais um , dos tantos absurdos cometidos por este ministro e que a exemplo dos demais ficará impune.
Em poucos dias ninguém falará mais nada.
Dia da infâmia do Judiciário brasileiro. Morreu um inocente na prisão.
O chefe dos culpados com certeza é o careca cara lisa, mas os outros ministrecos, também são culpados.
O poder legislativo também é , além de covardes e irresponsáveis….
O covarde agora pede mais detalhes p tentar se livrar de sua responsabilidade. Tinha q ser afastado do STF , um tirano que transformou o país em uma ditadura da toga. CANALHA
Deus já condenou esse vagabundo mas os órgãos competentes (?) tem que dar uma satisfação para o povo brasileiro urgente senão as coisas ficarão incontroláveis.
Sem que os freios e contrapesos da constituição funcionem não há democracia, não há república federativa do Brasil e o sistema ruiu. A constituição é desrespeitada diariamente pelos membros do Reich tropical.