publicidade
Brasil

Moraes mantém prisão de homem que prometeu 'caçar' Lula e ministros do STF

Ivan está preso desde 22 de julho deste ano

homem prometeu 'caçar'
Ivan Rejane Fonte Boa Pinto foi candidato a vereador em Belo Horizonte em 2020 | Foto: Reprodução/redes sociais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, na sexta-feira 11, manter a prisão preventiva de Ivan Rejane Forte Boa Pinto, 46 anos. Em 22 de julho deste ano, o homem foi detido por prometer “caçar” o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e aos ministros da Suprema Corte.

O magistrado decretou a prisão preventiva do homem, em 31 de julho. Ivan fazia parte de um grupo no Telegram intitulado de “caçadores de ratos do STF”.

Receba nossas atualizações

“Mantenho a prisão preventiva de Ivan e determino à Polícia Federal (PF) que, no prazo de 30 dias, proceda à oitiva de todos os usuários identificados com os quais o investigado manteve contato por WhatsApp, que identifique os usuários que forneceram os seus números em cadastros do Telegram e identifique mediante a ação de diligências em todas as fontes dos usuários participantes do grupo “caçadores de ratos do STF.”

De acordo com um pedido feito pela PF, em 14 de setembro, é possível localizar cerca de 140 usuários que fazem parte do grupo, mas sem identificar os integrantes ou ex-integrantes.

O ministro ainda afirma no documento que o inquérito em andamento “demonstra uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas”.

Moraes também argumenta que a permanência da prisão do homem, que prometeu “caçar” Lula, é a “única medida capaz de garantir a ordem pública e a conveniência da instrução criminal, especialmente com o prosseguimento da perícia técnica, capaz de apontar com maior precisão a extensão e níveis de atividade da associação criminosa que se investiga”.

Relembre o caso

Em 22 de julho, Moraes determinou a prisão temporária  de Ivan. O homem foi detido em Belo Horizonte (Minas Gerais), pela PF. O preso tentou ser vereador na capital mineira em 2020, com o nome “Ivan Papo Reto”, pelo então pelo PSL, que hoje compõe o União Brasil — mas obteve apenas 189 votos.

Além da prisão, Moraes determinou a busca e apreensão de “armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos” em poder de Ivan.

O ministro também solicitou que o Twitter, o YouTube e o Facebook bloqueiem os perfis do ex-candidato, além de pedir que o Telegram bloqueie um grupo administrado pelo investigado. O que logo foi acatado.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, citado na decisão de Moraes, Ivan afirmou que Lula deveria andar com segurança, porque ele iria “caçá-lo” e também os deputados federais Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do PT, e Marcelo Freixo (PSB-RJ).

Na mesma gravação, o preso ainda diz que vai “caçar” ministros do STF e cita os nomes de Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber.

Em 31 de julho, a PF pediu ao Supremo a decretação de prisão preventiva de Ivan. Em seguida, Moraes acatou a solicitação, decretando a medida. Segundo a polícia, o material apreendido na residência do preso contém elementos informativos que demonstram a prática de crimes.

“A análise do aplicativo de mensagens WhatsApp instalado no aparelho celular apreendido identificou várias trocas de mensagens relacionadas ao objeto da presente investigação”, informou a PF no documento enviado à Corte.

13 comentários
  1. José Bento da Silva
    José Bento da Silva

    Eu não sei… A gente tem que entender que o Judiciário não pode ser imoralizado. Não é um Poder que emana do povo, mas das necessidades do Estado, e, além disso, lida com a Justiça, o que pressupõe uma autoridade ímpar.
    Se o Judiciário for escandalizado, assim como as Forças Armadas, também, aí vamos fechar o País, porque este nem existe mais.
    O Judiciário, assim como as Forças Armadas, não podem ser levados a pagode, independentemente de suas decisões, porque senão… acabou-se.
    Quem vai confiar em um Juiz que é severamente esfoliado em sua Moral? Ninguém!

  2. Amyr G Feitosa
    Amyr G Feitosa

    Alô imperador Xand o senhor entendeu errado o que este idiota falou … em vez de “CAÇAR” o babaca queria dizer mesmo era CAGAR e nem em sonho imaginava que quem seria CAGADO e CAÇADO seria o ignorante povo brasileiro … achépôko o pior tá guardado e vem rápido.

  3. WANDERLEY VIEIRA
    WANDERLEY VIEIRA

    Espero que quem for caça-los não falem, vá e o façam! Ele deve estar com o fiofó nas mãos,.por isso mantém esse homem preso. Quem faz não fala vai e faz!! Então se alguém quiser fazer o bem para ao país será bem quisto🤪⚔️🤪⚔️🤪⚔️

  4. WANDERLEY VIEIRA
    WANDERLEY VIEIRA

    Moraes não passa d rum vagabundos que no momento certo terá o que merece. Assim que for ELIMINADO das Cortes acabará com suas MERDAS!

  5. Rosane Maria Brunoro Camilli
    Rosane Maria Brunoro Camilli

    E assim caminhamos para uma Ditadura … um erro não justifica outro !!! E me pergunto: será que posso dar minha opinião num comentário ou corro o risco de ser presa ???????? Triste o que está acontecendo com nossa Democracia …

  6. Osvaldo Nogueira
    Osvaldo Nogueira

    Enquanto isso um ladrão de bilhões do povo brasileiro está assumindo a presidência do pais. Escandaloso.

  7. Paulo
    Paulo

    O Moraes virou juiz de primeira instância ou o investigado tem foro privilegiado? Acho que nenhum dos dois, portanto o processo é ilegal, e o Moraes está praticando crime de abuso de autoridade!

  8. Paulo
    Paulo

    Acho que para reestabelecer a estabilidade social seria necessário cancelar a eleição fraudada e cancelar a descondenacão de Lula, ato fora da lei imposto pelo STF! A verdadeira desestabilização está sendo causada pelo STF e TSE, será que eles ainda não enxergaram isso!

  9. Carlos André Da Silva Gomes
    Carlos André Da Silva Gomes

    Morais e um bandido baba ovo de Lula cada vez mais esse safado está rasgando a constituição o povo tem que para esse bandido impeachment nele.

  10. Bolso Mito
    Bolso Mito

    Estranho, o artigo 147 do Código Penal não prevê prisão.

  11. Antenor P. Assis
    Antenor P. Assis

    PRESO POLÍTICO.
    Só em ditaduras se vê essas coisas.
    E fica por isso mesmo.
    QUE PAÍS É ESSE??!!!

  12. Antonio C. Lameira
    Antonio C. Lameira

    Eu sei que nada sei, e se eu vier a saber, nada direi.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade