Morre a atriz Françoise Forton, aos 64 anos

Em uma trajetória de cinco décadas de atuação, atriz participou de mais de 40 novelas
-Publicidade-
Françoise Forton morreu aos 64 anos, no Rio, vítima de câncer
Françoise Forton morreu aos 64 anos, no Rio, vítima de câncer | Foto: Reprodução/TV Globo

Morreu neste domingo, 16, no Rio de Janeiro, a atriz Françoise Forton. Ela tinha 64 anos e foi vítima de um câncer. A atriz — que já havia enfrentado a doença há mais de 30 anos, durante as gravações da novela Tieta — estava internada havia quatro meses na Clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade.

Filha de pai francês e mãe brasileira, Françoise nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1957.

Em uma trajetória de mais de cinco décadas de atuação, a atriz participou de filmes como como Marcelo Zona Sul (1970), Jardim de Alah (1988) e Coração de Cowboy (2018). Foi na televisão, entretanto, que Françoise se consagrou como um dos grandes nomes da teledramaturgia nacional: ela fez mais de 40 novelas, mas estava longe das telas desde 2019.

-Publicidade-

Sua estreia, ainda adolescente, aconteceu em 1969, na novela A Última Valsa, da TV Globo. Ela também participou de grandes sucessos como Bebê a Bordo (1988), Tieta (1989), Meu Bem, Meu Mal (1990), Perigosas Peruas (1992), Explode Coração (1995), O Clone (2001) e I Love Paraisópolis (2015).

Um de seus papéis mais marcantes foi interpretado na novela Estúpido Cupido, em 1976, como a estudante Maria Tereza Oliveira (Tetê), que sonhava em deixar uma cidade pequena para se tornar Miss Brasil.

Nos últimos anos, Françoise Forton participou de diversas montagens no teatro e conquistou prêmios como o do Festival Internacional de Angra, em 2011, por Chopin Sand?.

A atriz deixa o marido, o produtor cultural Eduardo Barata, e o filho, Guilherme Forton Viotti.

No vídeo abaixo, como homenagem póstuma a Françoise Forton, é possível acompanhar o primeiro capítulo da novela Estúpido Cupido:

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.