Morreu neste sábado, 27, aos 85 anos, Moisés Nogueira Avelino, ex-governador do Tocantins e ex-prefeito de Paraíso do Tocantins. A informação foi confirmada por familiares por meio das redes sociais. O político estava internado em um hospital particular de Palmas, onde tratava um câncer ósseo desde 2019. A causa da morte não foi divulgada.
Natural do Piauí, Moisés Avelino construiu carreira política no Tocantins e foi uma das figuras centrais do período de organização do Estado após sua criação. Ele governou o Tocantins entre 1991 e 1994, tornando-se o segundo governador eleito da unidade federativa. Antes disso, exerceu dois mandatos como prefeito de Paraíso do Tocantins e também teve passagens pela Câmara dos Deputados, onde representou o Estado.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Depois do governo estadual, Avelino tentou retornar ao Palácio Araguaia em 1998, mas não obteve êxito. Anos depois, voltou à política municipal e reassumiu a Prefeitura de Paraíso do Tocantins em 2013, sendo reeleito em 2017.
Durante o último mandato, em 2019, afastou-se do cargo para iniciar o tratamento contra o tumor ósseo que atingia a região da bacia. Na ocasião, foi substituído pelo vice-prefeito Celso Morais (MDB), hoje prefeito do município.
Trajetória fora do Executivo do Tocantins
Além dos cargos eletivos, Moisés Avelino também teve atuação relevante fora da política partidária. Nos anos 1980, presidiu a Associação dos Municípios do Vale do Araguaia e Tocantins e a Coopernorte-GO, participando de articulações regionais voltadas ao fortalecimento do municipalismo e do cooperativismo.
A morte do ex-governador foi lamentada por autoridades estaduais. O atual governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destacou o legado deixado por Avelino.
“Moisés Avelino deixa um legado marcante na história política e administrativa do Tocantins, tendo contribuído de forma decisiva para a consolidação do Estado, o fortalecimento das instituições e o desenvolvimento social e econômico da nossa população”, afirmou.
A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) manifestou profundo pesar pelo falecimento: “Líder político de enorme prestígio em Paraíso do Tocantins e na região do Vale do Araguaia, Moisés Avelino contribuiu para a consolidação político-administrativa do Tocantins”.
O texto também ressaltou os legados deixados por Avelino à frente da Prefeitura de Paraíso do Tocantins, com avanços em áreas como urbanização, infraestrutura, saúde, educação, serviços públicos, indústria e comércio.
Segundo a Assembleia, essas contribuições explicam por que o ex-governador “certamente será lembrado com carinho e respeito por toda a população” do município. Ao encerrar a nota, a Aleto declarou solidariedade aos familiares e amigos, dirigindo menção especial à viúva, dona Virgínia, aos filhos Igor, Lara e Iuri, e aos netos, “neste momento de dor”.
Velório e homenagens
Em homenagem ao ex-governador, o governo do Tocantins decretou luto oficial de sete dias, com publicação prevista em edição extraordinária do Diário Oficial.
O velório ocorreu no salão do Colégio São Geraldo, em Paraíso do Tocantins, com acesso aberto ao público a partir das 9h. A missa de corpo presente será celebrada às 17h deste sábado, na Igreja Matriz São José Operário, seguida do sepultamento no Cemitério Bom Jesus.






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.