O número de mortes por covid-19 caiu pelo segundo mês seguido no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, foram registradas 55 mil mortes em junho, quantidade 6,3% abaixo do volume de maio (59 mil) e 32% menor que o registro em abril (82 mil), pico da pandemia.
A redução também é notada na média móvel de mortos pela doença. Em 19 junho, o indicador registrou 2.005 mortes e, desde então, está em queda. Ontem, sexta-feira 2, a média móvel de mortes estava em 1.544, praticamente a metade do maior número registrado em 12 de abril — 3.123.
Desde o início da pandemia no país até hoje, 18,6 milhões de pessoas foram contaminadas pelo coronavírus, 16,9 milhões (91% do total) estão curadas, 1,2 milhão (6,2%) permanecem em tratamento e 521 mil (2,8%) morreram.
Leia mais: “A evolução da doença no Brasil e no mundo”
tenho por mim que só começou a cair pra valer quando chegaram grandes quantidades de doses de outras vacinas, pois enquanto era só a coronavac o numero de mortes era grande…
🚫👹🍔 🎈
Daqui a alguns anos, veremos um gráfico que mais parece, na linha do tempo, ondas do mar, num sobe e desce constante à medida que aparecem as novas cepas (ou variantes) desse vírus fabricado em laboratórios chineses e espalhados de propósito pelo mundo, já nos encontramos na variante Lambda descoberta no Perú. Quando isso irá parar, eu não sei e ninguém sabe.
Estou convicto que estados e municípios estavam represando a vacinação por política. Como viram que iam ser descobertos, aumentaram o ritmo, e isso trouxa resultados positivos.
A cada dia vamos aprendendo a enfrentar este inimigo. Importante que não exista lockdown.
Ótima notícia! Que esses indicadores continuem a cair.
Apesar de todos os relevantes erros dos governadores, o Ministério da Saúde está fazendo um ótimo trabalho.