Na manhã deste domingo, 8, um avião de pequeno porte caiu na zona sul de Teresina, no Piauí, e o acidente resultou em dois feridos graves. Ele ocorreu na BR-316, no bairro Lourival Parente. José Ribamar Furtado do Nascimento, empresário que dirigia uma van atingida pela aeronave na queda, descreveu o momento de pavor: “pensei que ia ser decapitado”, disse.
José Ribamar estava com sua esposa e dois netos, de três e seis anos, quando notou que o avião perdia altitude rapidamente. “Estava indo para a casa de um amigo e notei que ele [o avião] estava perdendo altura, mas foi muito rápido”, contou.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Ele tentou desviar para a direita ao ver a aeronave se aproximando, mas o choque foi inevitável. “Ainda consegui desviar para a direita, mas foi inevitável. Foi rápido a ponto da asa pegar no teto da van”, afirmou.
Além dele e sua família, o avião atingiu uma jovem de 27 anos, Keiliane Pereira dos Santos, que estava em uma moto. Ele sofreu ferimentos graves.
Estado de saúde das vítimas
Keiliane apresenta quadro de traumatismo cranioencefálico e está internada na UTI do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Apesar de estado grave, ela está estável.
O piloto do avião, o médico Jacinto Lay, também sofreu ferimentos graves. Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, o Samu socorreu ambos e os levou ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
Leia também: “Avião da Voepass ficou com asas na vertical e teve rotação de 180º antes de cair, diz relatório”
Jacinto Lay foi entubado pelo Samu no local do acidente e chegou ao HUT em estado grave, com traumatismo cranioencefálico e fraturas nas pernas. Ele passa por cirurgia ortopédica e deve ir para a rede privada, a pedido da família.
A queda do avião
Testemunhas afirmaram que o piloto tentava um pouso forçado na BR-316 quando colidiu com a van e a moto, perdendo o controle do avião, que rodou na pista e colidiu contra uma estação de ônibus.
Leia também: “Avião de pequeno porte cai em fazenda no Mato Grosso; veja vídeo”
Depois de acionados, a Polícia Militar do Piauí (PMPI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) isolaram o local. Os bombeiros realizaram ações preventivas para evitar explosões ou incêndios, enquanto a PRF orientou o trânsito no local.