publicidade
Brasil

MP pede demolição de prédio e indenização de R$ 500 milhões

Imóvel irregular foi construído no Itaim Bibi, área nobre de São Paulo

prédio demolição
Ministério Público pede à Justiça a demolição do prédio localizado no Itaim Bibi | Foto: Reprodução

Um prédio construído sem alvará de execução no Itaim Bibi, área nobre de São Paulo, corre o risco de demolição.

O Ministério Público (MP) de São Paulo entrou com ação civil pública para que a incorporadora São José derrube o imóvel. Além disso, os promotores pedem indenização no valor de R$ 500 milhões.

Receba nossas atualizações

Além do pedido de demolição, a promotoria cita danos sociais, ambientais, urbanísticos e morais para cobrar o pagamento.

Segundo o MP, a incorporadora teve três vezes negado o pedido de emissão de alvará antes de iniciar a construção do prédio. “A empresa requerida decidiu agir em desconformidade com a legislação, não havendo qualquer fundamento para sustentar uma eventual alegação de boa-fé”, informou a Promotoria de Habitação e Urbanismo da capital à Justiça.

Demolição: prédio de alto padrão

O prédio é de alto padrão e conta com 23 pavimentos. São 20 apartamentos com unidades que variam de 380 a 720 metros quadrados.

A obra foi interrompida apenas em fevereiro, quando estava com todos os pavimentos adiantados. O embargo feito pela prefeitura determinou multa de R$ 2,5 milhões.

Críticas à prefeitura

De alto padrão, o prédio tem 23 pavimentos de 20 apartamentos | Foto: Reprodução/Google

O Ministério Público também criticou a gestão municipal. Na avaliação dos promotores, o município tem responsabilidade pela execução da obra sem alvará. “Inviável que o município pretenda, portanto, a pretexto de deter a legitimidade ativa para a propositura de demanda, esquivar-se de tal responsabilidade, que deverá abarcar, solidariamente com os demais codemandados, os custos com a demolição do empreendimento.”

Para o MP, “é mais do que evidente a falha do poder público municipal em seu dever de fiscalização”, sobretudo por se tratar “de um edifício de enormes proporções, construído ao longo de alguns anos, em pleno Itaim Bibi, sem alvará de execução, sob os olhos complacentes do poder público local”.

O que diz a prefeitura?

Em nota, a gestão do prefeito Ricardo Nunes disse que o Executivo “ajuizou ação demolitória em defesa do interesse público e da legalidade e aguarda decisão”.

A defesa da construtora

Nos autos da ação, a defesa da São José afirmou também que não tratou do tema com descaso e que busca regularizar a situação do imóvel.

“A judicialização não se demonstra a via mais adequada, célere, nem mesmo eficiente para solucionar a questão”, destacou. Além disso, ressaltou não ter comercializado apartamentos do edifício irregular.

“O empreendimento em questão não foi disponibilizado à comercialização, portanto, não há que se falar em violação à direitos de adquirentes consumidores.”

10 comentários
  1. Contratudoisto
    Contratudoisto

    Se depender de funcionários públicos nada se constrói e tudo é demolido. Um inferno trabalhar em país comunista. E não existe meio ou modo de fazer um prédio deste tamanho, neste local, sem a prefeitura ver.
    Estes promotores deveriam, primeiro, penalizar a prefeitura, depois se penalizarem e por último multarem e mandar prender o STF , mãe e pai de todos os males. A pena da construtora deveria ser o perdimento do imóvel que deveria ir a leilão.

    1. Elisa Fontes
      Elisa Fontes

      Aí, nós acordamos e, estamos todos mijados. Triste país, triste Brasil!!!!!

  2. Luis Gonzaga
    Luis Gonzaga

    Infelizmente tudo que e relacionado a justiça no Brasil e suspeito . Começando pelos cursos de direito, passando por OAB, defensoria publica, MP, etc. Todis seguindo o exemplo dos miltantes supremos

  3. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Eu começo a acreditar que o ministério público faz isso de propósito, ele espera anos para dizer que tem alguma coisa errada e adotar soluções draconianas. A este ponto demolir o prédio, já deixou de ser a solução e porque não explicam a negação do alvará, será que a construtora não pagou a propina àqueles que vivem da venda de favores ou influências? E por isso querem usar seu poder de polícia para punir aqueles que não participam da corrupção.
    Eu garanto que não é do interesse público demolir o imóvel, mas sim do interesse de alguns com poder.
    Quando a honestidade se torna um auto sacrifício e a corrupção passa ser valorizada, voce pode ter certeza que a sociedade esta condenada.

  4. Eraldo Fonseca
    Eraldo Fonseca

    Mais um erro grave do MP que teve tempo de sobra para impedir a construção do imóvel sem Alvará Municipal e com uma cobrança indenizatória milionária. Quem está ganhando com essas cobranças astronômicas por parte da (in)justiça ?

  5. David Souza Silva
    David Souza Silva

    Como sempre nosso país se mostra um circo.
    Por que o tal MP, deixou que se construísse o prédio, para depois pedir a demolição.!

    1. GERALDO Silvestre Coelho
      GERALDO Silvestre Coelho

      Porque demolir? Fale com Boulos…. desculpe a brincadeira. Mas para demolir é uma pergunta procedente. A empresa desrespeitou legislação municipal? Que paguem por isso financeiramente e judicialmente se for o caso. Mas demolir? A não ser que a construção coloque em risco quem no presente ou no futuro interagir com este empreendimento não tem porque demolir. E quem foram os responsáveis pelo poder municipal ao longo da construção? Tem corrupção aí , com certeza!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade