O Ministério Público Federal (MPF) optou por não recorrer da anulação das três ações da Operação Lava Jato contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assinada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os processos referidos investigavam o envolvimento do petista e de empreiteiras no pagamento de propinas, suposto suborno com um terreno para a construção de nova sede do Instituto Lula e tráfico de influência na compra dos caças da Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo Lewandowski, as provas apresentadas em ambas as ações estavam contaminadas ou já haviam sido anuladas pelo STF.
Em nota, o MPF justificou o recuo. O órgão argumentou que vai respeitar o que chamou de “direitos fundamentais dos investigados”.
“O entendimento guarda coerência com a atuação institucional de defesa do devido processo legal, respeito aos direitos fundamentais dos investigados e da higidez na produção de provas como forma de evitar nulidades”, observou o MPF. “A decisão de não recorrer não envolveu análise de mérito quanto aos fatos apurados.”
Apesar de endossar a decisão do ministro, o MPF disse que os agentes públicos competentes ainda poderão apresentar novos processos contra Lula, se tiverem outras provas.
A anulação das ações trouxe uma grande polêmica em torno do ex-presidente. Diversos políticos e especialistas em Direito se manifestaram contra a decisão do ministro do Supremo em suas redes sociais.
Mais uma Instituição governamental que só nos causa nojo!!!!!!!!
Se o povo gosta de ser roubado e vota em ladrão, deixa rolar.
Faz o L e despois não reclama.
Nossa vida vai ficar complicada.
Começou com o rombo de 200 bilhões e agora o aumento da gasolina.
Seremos “ermanos” da Argentina e Venezuela.
Kkkkkk… Fosse Bolsonaro, como seria???? Se estão querendo incriminá-lo por crime nenhum??? O país está tomado por….
Para alguns amigos, o devido processo legalíssimo e para outros não precisa de prova, de direito de defesa, de advogado, de ter cometimento de crime!
Não precisa investigar mais nada. Todos sabem quem é Lula, o que ele fez e do que é capaz. Apesar disso, ele virou presidente da republiqueta. Normal. Arquive-se.
Aqui existe um grande antagonismo: MP x Trabalho.
O que doi mais é o escarnio