Ministério Público Federal instaurou procedimento extrajudicial contra o Ministério da Saúde sobre os dados da covid-19 no Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) instaurou na noite deste sábado, 6, procedimento extrajudicial para apurar porque o Ministério da Saúde mudou a forma de divulgação dos dados do novo coronavírus no Brasil. Desde a última sexta-feira, 5, a pasta parou de divulgar os números totais da contaminação e passou a divulgar apenas os números diários. A pasta alega que os dados consolidados de dias anteriores estão sofrendo um processo de revisão.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, tem 72 horas para explicar ao MPF essa mudança no informativo diário. A Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos em Geral do MPF (1CCR/MPF) pedirá ao ministério a cópia do ato administrativo que determinou a retirada do número acumulado de mortes do painel, bem como do inteiro teor do procedimento administrativo que resultou na adoção da medida. Ao justificar a instauração do procedimento, a Câmara de Direitos Sociais do MPF lembrou que legislação brasileira prevê a transparência como regra a ser adotada pelo Poder Público. O Artigo 5º da Constituição, que garante “a todos o acesso à informação”, e a própria Lei de Acesso à Informação, de 2011, são exemplos citados pelo órgão.
Mudança
Neste sábado, o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Wizard, admitiu que a pasta fará a revisão dos dados sobre o coronavírus no País. Para ele, os dados atuais são fantasiosos ou estão sendo manipulados pelas Secretarias Estaduais de Saúde.
SAIBA MAIS: Os dados sobre o coronavírus no país
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, que são tabulados junto às Secretarias Estaduais de Saúde, o Brasil contabiliza 35 mil mortos por covid-19, com 645 mil casos confirmados. Para Wizard, porém, esses dados estão inflados. “Tinha muita gente morrendo por outras causas e os gestores públicos, puramente por interesse de ter um orçamento maior nos seus municípios, nos seus estados, colocavam todo mundo como covid. Estamos revendo esses óbitos”, disse o secretário ao jornal O Globo.
*Com informações da Agência Brasil
O MP e a Justiça estão totalmente aparelhados de esquerdistas. Eles não descansarão até imobilizarem totalmente o Executivo. É preciso fazer uma limpa naqueles órgãos, mudar a forma de ingresso (as provas dos concursos são elaboradas pelos Desembargadores e Procuradores e daí, “estranhamente” seus parentes e apadrinhados passam e são empossados).
Minha impressão neste anos é que além do STF, o MPF também foi aparelhado pela esquerda. Sobejam denuncias nas redes sociais de certidoes de obito colocadas como Covid, cujos parentes constestam e o MPF não investiga NADA.
O MPF até agora não apurou as mortes causadas por outras doenças, que foram registradas como MORTES POR COVID. Muitas famílias denunciaram isto e ONDE ESTÁ O MPF PRA INVESTIGAR AS DENÚNCIAS?? Siga firme ministro e DESMASCARE a patifaria de Governadores e Prefeitos, que MENTEM SOBRE OS NÚMEROS DE MORTES POR COVID.