Portaria editada pelo ministro Mandetta ordena que os profissionais da área da saúde sejam cadastrados e capacitados para uma possível convocação
O Ministério da Saúde, por meio da Portaria Nº 639, de 31 de março de 2020, está convocando todos os profissionais de saúde do país a participarem de cursos de capacitação online sobre o coronavírus.
O curso estará disponível em uma plataforma do próprio ministério e quem concluir receberá um “certificado de conclusão dos cursos à distância de capacitação para o enfrentamento da COVID-19”.
A participação é obrigatória e esses profissionais podem ser convocados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) enquanto a pandemia do coronavírus continuar.
São convocados os profissionais com a seguinte formação: serviço social; biologia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; fisioterapia e terapia ocupacional; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; psicologia e técnico de radiologia.
Caberá ao Conselho Federal de cada categoria enviar os dados dos seus filiados e divulgar o site para a inscrição no programa, que recebeu o nome ‘O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde’.
Através do cadastro, os gestores municipais, estaduais e federais do SUS podem convocar os profissionais que julgarem necessários para enfrentar a pandemia.
Os profissionais das áreas indicadas devem se inscrever por meio do site: https://registrarh-saude.dataprev.gov.br.