A mudança no comando do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não vai causar nenhum impacto na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A afirmação é do ministro da Educação, Victor Godoy.
Na quarta-feira 27, Danilo Dupas deixou a presidência do órgão alegando motivos pessoais. A partir de 1° agosto, Carlos Moreno, diretor de Estatísticas Educacionais, assume o comando do Inep.
“Não vai haver impacto, o processo é complexo e começa há bastante tempo, com o planejamento e elaboração da prova”, disse Godoy em entrevista à rádio Jovem Pan. “A prova já foi elabora e, agora, entramos na segunda fase que é a logística. A gente tem bastante tranquilidade para conduzir esse processo.”
Ainda segundo o ministro, o novo comandante do Inep conhece os processos mais importantes da área. As provas do Enem estão marcadas para serem aplicadas em 13 e 20 de novembro.
Em nota, o Ministério da Educação informou que Moreno é servidor de carreira da própria instituição. Além disso, ele é doutorando em educação pela Universidade Católica de Brasília e mestre em estatísticas pela Universidade de Brasília. Desde 2010, ele é diretor de estatísticas do Inep e já liderou o Censo da Educação.