O município de Bom Jardim da Serra (SC) registrou neste último dia do mês de maio a menor temperatura do ano em Santa Catarina: -3,03ºC, afirma a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Bom Jardim da Serra está localizada na Serra catarinense. A marca superou a registrada em Urupema no dia anterior, que foi de -2,78ºC. A Epagri informou que o frio intenso cobriu a paisagem de gelo nesta sexta-feira, 31.
Além de Bom Jardim da Serra, outras três cidades catarinenses também tiveram frio intenso com temperaturas negativas nesta sexta-feira, sendo elas: Urupema (-2.04ºC), Urubici (-1.46ºC) e São Joaquim (-0,02ºC), conforme ressalta a Epagri.
Bom Jardim da Serra é chamada de a Capital das Águas por haver no município 35 cachoeiras com pelo menos 10 metros de altura. Além disso, 14 rios nascem no território e se tornam afluentes do Rio Pelotas dentro do próprio município.
Com cerca de 4,5 mil moradores, Bom Jardim da Serra é uma das cidades em Santa Catarina em que as tradições gaúchas são preservadas com mais intensidade.
Recorde de frio em Bom Jardim da Serra
Segundo o secretário adjunto da Defesa Civil catarinense, Rodrigo Moratelli, com a chegada do frio, depois de dias de muito calor, alguns problemas podem ocorrer.
“Os danos podem ser gerados pelos ventos, pela chuva forte, temporais que são alguns dos eventos que antecipam o frio, além do mar agitado”, afirmou Moratelli. “A temperatura fria também traz risco aos grupos vulneráveis, que são as pessoas menos favorecidas.”
O secretário adjunto prosseguiu: “Acompanhamos os boletins meteorológicos e emitimos alertas aos municípios para que possamos prestar um atendimento antecipado à população. Nosso trabalho é 24 horas. Temos que tratar informação e gerenciar ações para que os impactos sejam menores à sociedade catarinense.”