Ao menos oito municípios de Santa Catarina registraram temperaturas negativas, na manhã desta terça-feira, 2. Esse é o quarto dia consecutivo em que os catarinense experimentam frio intenso na região.
Confira as cidades que amanheceram com temperaturas negativas:
- Ponte Alta do Norte: -1,38°C;
- Otacílio Costa: -2°C;
- São Joaquim: -2,11°C;
- Urupema: -4,18°C;
- Urubici: -3,66°C;
- Rio Rufino: -2°C;
- Bom Retiro: -0,68°C; e
- Bom Jardim da Serra: -5,51°C.
As baixas temperaturas são causadas pela massa de ar polar, que ainda está sobre o Estado catarinense. O dia mais frio do ano em Santa Catarina foi no último domingo, 30, quando Urupema (SC) registrou a menor temperatura do Brasil, -7,21ºC.
A onda de frio no Sul do Brasil começa a perder intensidade na quarta-feira 3. A previsão é que as mínimas fiquem entre 6ºC e 18ºC. As máximas podem alcançar os 30ºC em boa parte de Santa Catarina.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Entretanto, espera-se que a chuva substitua o frio, causada por uma nova frente fria que se forma no Rio Grande do Sul. As pancadas devem ocorrer principalmente no litoral sul do Estado, mas com poucos acumulados.
Durante o inverno, moradores de Santa Catarina podem observar alguns fenômenos diferentes. Um exemplo disso são as águas que escorrem pelas rochas da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, que congelam em virtude do frio.
Neve em Santa Catarina
Além do congelamento das águas e do ar frio, o Estado também registrou neve antes mesmo da chegada do inverno. Em 28 de maio, moradores do município de São Joaquim puderam acompanhar de perto esse fenômeno natural.