O perfil no Twitter do Museu da Língua Portuguesa (MLP) fez uma publicação que gerou polêmica nas redes. O post trata da reabertura do local, a ser realizado em 31 de julho. “Nesta nova fase do MLP, a vírgula — uma pausa ligeira, respiro — representa o recomeço de um espaço aberto à reflexão, inclusão e um chamamento para todas, todos e todes os falantes, ou não, do nosso idioma: venham, voltamos!”, informa o tuíte, divulgado em 12 de julho. Depois da repercussão, a entidade se pronunciou em nota enviada ao jornal O Estado de S. Paulo:
“Desde sua fundação, em 2006, o Museu da Língua Portuguesa se propôs a ser um espaço para a discussão do idioma, suas variações e mudanças incorporadas ao longo do tempo. Sempre na perspectiva de valorizar os falares do cotidiano e observar como eles se relacionam com aspectos socioculturais, sem a pretensão de atuar como instância normatizadora. Nesse sentido, o Museu está aberto a debater todas as questões relacionadas à língua portuguesa, incluindo a linguagem neutra, cuja discussão toca aspectos importantes sobre cidadania, inclusão e diversidade.”
NOVA MARCA DO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Nesta nova fase do MLP, a vírgula – uma pausa ligeira, respiro – representa o recomeço de um espaço aberto à reflexão, inclusão e um chamamento para todas, todos e todes os falantes, ou não, do nosso idioma: venham, voltamos! #31JulhoMLP pic.twitter.com/5fMXTlBIJI
— Museu da Língua Portuguesa (@MuseudaLingua) July 12, 2021
“Novilíngua”
A linguagem neutra foi tema de uma reportagem publicada na Edição 62 da Revista Oeste. “Trata-se de uma crise da inteligência”, disse Caio Perozzo, especialista em linguagem e professor de literatura do Instituto Borborema. Cíntia Chagas, professora de português, garante que a linguagem neutra marginaliza cegos e surdos e é um desrespeito ao idioma.
Leia também: “Jornalistas do SportTV usam linguagem neutra para se referir a atleta”
Idiotês
Concordo com “Caio P” falta inteligência.
O alento é que o mundo a Deus Pertence! Inclusão não é essa aberração, assassinato da língua portuguesa.
A maioria dos brasileiros são analfabetos portanto não sabem falar ou escrever e agora vem essa novidade de linguagem neutra. Isso é falta do que fazer. Vamos continuar com o nosso português e estudá-lo sempre para não cometermos erros mas pelo amor de Deus MATE essa tal de linguagem neutra.
Uma pergunta: será que essa baboseira toda está ocorrendo também na pátria da lingua mãe?
Todes? Nao esqueçam do nescau. E pot questao socio economica lembrem-se dos outros achocolatados mais simples e baratinhos. Há tb aqueles com 60% cacau. Ops, nao podemos excluir os diabéticos n3m os alérgicos. Temos q incluir todoxyzçaepqrst+. Qta idiotice. Menos babaquice e mais Língua Portuguesa de verdade, por favor.
Um bando de idiotas.
débeis mentais!
A seita esquerdista doutrinou os idiotas do setor cultural. Não basta serem idiotas no bloquinho deles, querem idiotizar o mundo inteiro.
Vão “todes” pro inferno, bando de doentes fanáticos.
A língua se transforma com o tempo, mas o que estão fazem é forçar uma nova linguagem que a maioria absoluta dos falantes não usa e não sente necessidade de falar.
Utilizar uma linguagem totalmente sem sentido é um escárnio. Eu faço questão de não entender e corrigir o interlocutor.
E elfebete tem cinque vegueis, ebelinde e “o” e e “a”, pedemes reduzir em 40% es seléries des funcienéries desse musee.
Está tudo dominado!
Essas minorias identitárias estão destruindo séculos de história com a passividade da maioria da sociedade.
Novilíngua esquerdista.
Outra entidade inútil sustentada pelo dinheiro do povo. Acabem com essas porcarias, quem quiser criar museu que o faça com seu dinheiro, chega de gastar os impostos suados do povo com essas babaquices esquerdopatas. O Executivo não deveria gastar um único centavo com esse tipo de coisa.
Só falando em alemão: “VONSSEFFUDEN”
Esse post do Museu da Língua Portuguesa é um atentado à opinião da maioria da população, à cultura, e uma prova de como todas as instituições (e as mídias estabelecidas) foram aparelhadas pela esquerda.
Existem questões importantes no país que merecem atenção e a energia do povo. Isso é uma aberração linguística! Total desconhecimento do idioma… Uma distração para não enxergarmos o que realmente importa. Em outras palavras: falta do quê fazer. Que tristeza….
Concordo plenamente.
Esse museu é bancado com o nosso dinheiro?
Se for, por favor cortem a verba, é inadmissível que gastem tempo com questões desprezíveis e desnecessárias como esta.
Onde chegaremos com tanta idiotice?
Infelizmente, o poeta estava certo … “os idiotas dominarão o mundo, ñ por serem idiotas, mas por serem MUITOS”
Como os pseudo intelectuais gostam de mal tratar o idioma português!
Faço das minhas….. as sua palavras…. eu não sei porquê o ministério da educação ou cultura ainda não se posicionou sobre esse assunto!!…. à onde é quê vamos parar com tanta idiotice…..😬😳😱