O prefeito de Natal, Alvaro Dias (Republicanos), decretou, na última sexta-feira, 20, situação de emergência. O decreto vale em áreas do município afetadas pela erosão, como na Praia de Ponta Negra e na via costeira.
O avanço anômalo das marés causou erosão e destruiu estruturas de drenagem da praia. O fenômeno também afetou parte da proteção costeira de hotéis e rampas de acesso à praia, conforme publicação no Diário Oficial de Natal.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Além desses danos, a prefeitura alerta para o alto risco de acidentes aos banhistas por causa do rolamento de rochas do Morro do Careca, principal ponto turístico da Praia de Ponta Negra.
O decreto também autorizou a convocação de voluntários com o objetivo de facilitar as ações para a população afetada pelos riscos do desastre. Os trabalhos ocorrerão sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.
Cartão postal de Natal
O Morro do Careca é um dos principais cartões-postais de Natal. Localizado na Praia de Ponta Negra, o morro é uma duna imponente de cerca de 120 metros de altura, famosa por sua vegetação costeira e a faixa de areia que desce suavemente até o mar.
Até a década de 1990, o local era um ponto popular para prática de sandboard e escalada, mas essas atividades foram proibidas para preservar a área, que faz parte de uma zona de proteção ambiental. Hoje, o Morro do Careca é apenas admirado à distância para manter a beleza natural.