Os policiais militares do Rio de Janeiro passam a atuar a partir desta segunda-feira, 30, com câmeras instaladas no uniforme de agentes de nove batalhões. De acordo com o cronograma da instituição, equipes das zonas norte e sul são as primeiras a receber o equipamento. Até o fim deste ano, a previsão é que todos os 39 batalhões e as duas companhias independentes usem as microcâmeras.
De acordo com a PM, os batalhões com uso de equipamento nesta segunda-feira são: Botafogo, Méier, São Cristóvão, Tijuca, Olaria, Ilha do Governador, Copacabana, Leblon e 1ª Companhia Independente da PM (Laranjeiras).
A cada semana, um novo grupo de quartéis deve receber o equipamento. A medida consta no plano apresentado ao Supremo Tribunal Federal para reduzir a letalidade policial.
“O equipamento não vem para vigiar ninguém, não vem para punir ninguém. É um equipamento de proteção, de garantia da legalidade, para comprovar a excelência do serviço da PM no Estado do Rio de Janeiro”, disse o secretário da PM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires. O início do uso das câmeras foi oficializado em uma cerimônia com a presença do governador Cláudio Castro (PL).
A gravação das ações da PM deveria ter começado no dia 16 deste mês. Por causa do atraso, a empresa L8 Group, responsável pelo fornecimento do sistema, foi notificada. A empresa afirmou que enfrentou dificuldades com a infraestrutura de telefonia para fazer a conexão com os batalhões mais distantes e que está “dentro do prazo contratual”.
A expectativa era que as unidades operacionais da Polícia Militar estivessem usando as 8 mil câmeras até o fim do primeiro semestre deste ano.
Segundo o governo do Estado, os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais serão os últimos a receber o equipamento.
Do celular do Adélio Bispo nem se fala mais, não é verdade?
Que ESTUPIDEZ. Quero ver colocarem câmeras nas favelas, isto sim.
E equipamento de proteção eles NÃO TÊM. Nem mesmo que os proteja do frio e da chuva, mas agora ostentam esta ridícula caixinha. ALGUÉM GANHA MUITO DINHEIRO COM ISTO, não?
Vão ver coisas que são de arrepiar, será bom para os policiais!
Os iluminados combinaram também com os criminosos?
Quem conhece o Rio de Janeiro sabe que isto é para inglês ver, pois em uma semana vai estar tudo quebrado e desengonçado.
Só faltava essa o STF ditar as regras para segurança pública no Brasil!
Interessante medida. Por que não vigiam os bandidos? Por qual motivo sempre parte do suposto de que a policia atua à margem da lei, quando deveria ser o contrário? Triste pais, triste fim.