publicidade
Brasil

No Rio de Janeiro, PMs passam a usar câmeras nos uniformes

A medida consta no plano apresentado ao Supremo Tribunal Federal para reduzir a letalidade policial

PMs do Rio de Janeiro passam a usar câmeras nos uniformes | Divulgação

Os policiais militares do Rio de Janeiro passam a atuar a partir desta segunda-feira, 30, com câmeras instaladas no uniforme de agentes de nove batalhões. De acordo com o cronograma da instituição, equipes das zonas norte e sul são as primeiras a receber o equipamento. Até o fim deste ano, a previsão é que todos os 39 batalhões e as duas companhias independentes usem as microcâmeras.

De acordo com a PM, os batalhões com uso de equipamento nesta segunda-feira são: Botafogo, Méier, São Cristóvão, Tijuca, Olaria, Ilha do Governador, Copacabana, Leblon e 1ª Companhia Independente da PM (Laranjeiras).

Receba nossas atualizações

A cada semana, um novo grupo de quartéis deve receber o equipamento. A medida consta no plano apresentado ao Supremo Tribunal Federal para reduzir a letalidade policial.

“O equipamento não vem para vigiar ninguém, não vem para punir ninguém. É um equipamento de proteção, de garantia da legalidade, para comprovar a excelência do serviço da PM no Estado do Rio de Janeiro”, disse o secretário da PM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires. O início do uso das câmeras foi oficializado em uma cerimônia com a presença do governador Cláudio Castro (PL).

A gravação das ações da PM deveria ter começado no dia 16 deste mês. Por causa do atraso, a empresa L8 Group, responsável pelo fornecimento do sistema, foi notificada. A empresa afirmou que enfrentou dificuldades com a infraestrutura de telefonia para fazer a conexão com os batalhões mais distantes e que está “dentro do prazo contratual”.

A expectativa era que as unidades operacionais da Polícia Militar estivessem usando as 8 mil câmeras até o fim do primeiro semestre deste ano.

Segundo o governo do Estado, os policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais serão os últimos a receber o equipamento.

Relacionadas

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. Beeckow
    Beeckow

    Do celular do Adélio Bispo nem se fala mais, não é verdade?

  2. Beeckow
    Beeckow

    Que ESTUPIDEZ. Quero ver colocarem câmeras nas favelas, isto sim.

    E equipamento de proteção eles NÃO TÊM. Nem mesmo que os proteja do frio e da chuva, mas agora ostentam esta ridícula caixinha. ALGUÉM GANHA MUITO DINHEIRO COM ISTO, não?

  3. Caçador
    Caçador

    Vão ver coisas que são de arrepiar, será bom para os policiais!

  4. Marcelo Gurgel
    Marcelo Gurgel

    Os iluminados combinaram também com os criminosos?

  5. Jota Dabliu
    Jota Dabliu

    Quem conhece o Rio de Janeiro sabe que isto é para inglês ver, pois em uma semana vai estar tudo quebrado e desengonçado.

  6. Gui
    Gui

    Só faltava essa o STF ditar as regras para segurança pública no Brasil!

  7. PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Interessante medida. Por que não vigiam os bandidos? Por qual motivo sempre parte do suposto de que a policia atua à margem da lei, quando deveria ser o contrário? Triste pais, triste fim.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade