Nos cinco primeiros meses do ano, cai a circulação impressa de jornais

Os dados são do Instituto Verificador de Comunicação
-Publicidade-
Confira, abaixo, a pesquisa
Confira, abaixo, a pesquisa | Foto: Bank Phrom/Unsplash

A velha imprensa vem perdendo força conforme o tempo passa. Em maio deste ano, 10 dos principais jornais brasileiros registraram queda de 12% em circulação impressa. Foram 384.498 exemplares diários no mês passado frente a 437.969 em dezembro de 2020. Os dados são do Instituto Verificador de Comunicação (IVC).

Líder em tiragem de papel no Brasil, O Estado de S. Paulo tem média de 76.416 exemplares por dia — o veículo publicou uma reportagem celebrando a iniciativa. O Super Notícia, que liderava a tiragem impressa desde pelo menos 2015, caiu para 3º no rankingEstadão e Globo, apesar de encabeçarem a lista, registraram quedas de 4,9% e 6,9%.

Levantamento do IVC

-Publicidade-

Veja a queda, em porcentagem, da tiragem das publicações, entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021:

1) Estadão: -4,9%;

2) Globo: -6,9%

3) Super Notícia: -28,9%

4) Folha: -8,7%

5) Zero Hora: -9,6%

6) Valor: -6,5%

7) Correio: -10,9%

8) O Estado de Minas: -8,4%

9) A Tarde: -8,3%

10) O Povo: -0,1%

O tombo da velha mídia

Dagomir Marquezi, colunista da Revista Oeste, observou em artigo que os meios de comunicação estão encolhendo: “Não só por razões ideológicas […] Desde a posse de Jair Bolsonaro, essa velha mídia age de maneira aparentemente irracional. Quanto mais público perde, mais parece se fechar em guetos ideológicos, em vez de tentar ampliar seu mercado. Em 2014 (meros sete anos atrás), a revista Veja tinha uma tiragem semanal de quase 1,2 milhão de exemplares. Hoje, tem cerca de 260 mil. A revista Época, da editora Globo, lançava 380 mil exemplares. Hoje, esse número se resumiu a menos de 90 mil.”

Com informações do Poder 360

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

8 comentários

  1. Good riddance! Cancelei o Estadão após mais de 10 anos como assinante. Que a falta de honestidade editorial afunde todos esses veículos parciais.

  2. O brasileiro está mais atento para o que é bom para o Brasil . Jornalismo não é lugar para ideologias e sim notícias verdadeiras.

  3. Se Deus quiser, muito em breve, afundarão no lodaçal onde se debatem…eles, seus redatores esquerdopatas de mxrda..(ops perdão pela redundância), e seus seguidores movidos a sanduíche de mortadela….
    O povo brasileiro está cada vez mais atento….percebo , com grata surpresa, que até pessoas simples estão vendo de que lado está o bem, os valores, a família, a pátria, a fé e o progresso de nossa nação!
    Só não vê quem é cego, tolo ou mal-intencionado! Tá falado!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site