-Publicidade-

Nova regra do cheque especial facilita controle de gastos

Regulamento do Banco Central obriga instituições financeiras a detalhar utilização do cheque especial A nova norma permite que os correntistas bancários controlem com mais facilidade o uso do crédito e…

Regulamento do Banco Central obriga instituições financeiras a detalhar utilização do cheque especial

A nova norma permite que os correntistas bancários controlem com mais facilidade o uso do crédito e obtenham transparência na operação.

Conforme o documento publicado pelo Banco Central, todos os bancos e instituições financeiras devem informar nos extratos os limites do cheque especial.

Pretende-se que o correntista veja quanto está devendo, quanto do cheque especial está sendo usado por dia, qual o valor (em reais) do juro e da taxa que será cobrado.

Segundo a Empresa Brasil de Comunicação, com as mudanças ficará mais fácil saber exatamente o que foi contratado e quanto será pago.

Paula Leitão, chefe-adjunta do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, explicou:

“Vamos dizer que você tem uma linha de cheque especial de 1.000 reais e utilizou 500. Estão sabe que está negativo em 500 reais. Normalmente, o juro correspondente à utilização desses 500 reais só é descarregado na conta uma vez por mês. Com esse demonstrativo, ele [correntista] já vai saber de quanto é esse juro”.

Para os bancos que cobram tarifa de disponibilização do cheque especial, a nova norma passa a ser obrigatória a partir de junho deste ano.

No entanto, para as instituições que não fazem essa cobrança, a regra passa a valer em novembro.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês