Viajar para o exterior é um dos grandes sonhos de muitos brasileiros, mas a burocracia com documentação pode ser um obstáculo. A boa notícia é que há diversos destinos internacionais para os quais os brasileiros podem viajar sem a necessidade de passaporte, apenas com o RG.
+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste
Estes países fazem parte do Mercosul, bloco econômico formado por países da América do Sul com o objetivo de promover a integração econômica e cultural. Entre os benefícios do acordo, está a facilitação na circulação de pessoas. Graças a isso, os cidadãos brasileiros podem ingressar em vários países do bloco apenas com o documento de identidade.
Destinos que não exigem passaporte
- Argentina: Conhecida por sua rica cultura, vinhos e pela imponente região da Patagônia, a Argentina é um destino clássico para brasileiros.
- Uruguai: Com praias deslumbrantes como Punta del Este e uma atmosfera acolhedora, o Uruguai é perfeito para quem busca tranquilidade.
- Paraguai: Famoso por suas compras em Ciudad del Este e por seus parques naturais, o Paraguai é um destino que combina economia e beleza.
- Chile: Embora não seja um membro pleno do Mercosul, o Chile permite a entrada de brasileiros com o RG. De suas montanhas cobertas de neve ao deserto do Atacama, o país é um convite à aventura.
- Bolívia: Com paisagens únicas como o Salar de Uyuni e uma rica herança cultural, a Bolívia também está acessível sem passaporte.
- Colômbia: Praias paradisíacas, café de alta qualidade e cidades vibrantes como Cartagena e Medellín fazem da Colômbia um destino imperdível.
- Equador: Lar das Ilhas Galápagos, o Equador oferece uma experiência única para amantes da natureza e da biodiversidade.
- Peru: O Peru, com a histórica Machu Picchu e uma gastronomia renomada, também é acessível apenas com o RG.
- Venezuela: Embora enfrente uma ditadura, a Venezuela segue como um destino com belezas naturais, como o Salto Ángel.
O documento de identidade deve estar em boas condições e com uma foto que permita identificar claramente o viajante. Apesar da praticidade, a Carteira Nacional de Habilitação não é aceita como documento para ingressar em outro país.
Leia mais:
Além disso, sempre verifique as exigências específicas de cada país antes de viajar, como comprovantes de vacinação contra covid-19 e febre amarela. Na Venezuela, por exemplo, é obrigatório contratar um seguro de viagem para entrar no país.
Leia também: “Uma ilha de liberdade na América Latina”, reportagem de Amanda Sampaio e Carlo Cauti publicada na Edição 217 da Revista Oeste