publicidade
Brasil

Nunes ameaça processar Enel caso energia elétrica não volte até hoje

Prazo estipulado por prefeito de São Paulo é esta terça-feira, 7

Enel energia São Paulo
Ricardo Nunes deu um ultimato para que Enel regularize fornecimento de energia | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deu um ultimato para que a Enel Distribuição regularize o fornecimento de energia elétrica na capital paulista. Caso a concessionária não normalize por completo a distribuição de eletricidade até o fim desta terça-feira, 7, Nunes irá processar a empresa.  

+ Leia mais notícias de Brasil no site da Revista Oeste

Receba nossas atualizações

Devido às fortes chuvas e rajadas de vento da última sexta-feira, 3, mais de 1,4 milhão de endereços ficaram sem energia no município. Hoje, cerca de 185 mil consumidores continuam com o problema. 

Nunes Enel energia elétrica
Chuvas danificaram rede elétrica de São Paulo | Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

O prefeito afirmou que a Enel assumiu um compromisso público de religar a energia para esses usuários. Segundo Nunes, o diretor-presidente da Enel São Paulo, Max Xavier Lins, firmou com ele um compromisso público. 

“Isso tem valor de contrato. Se a energia não voltar, eu vou entrar na Justiça”, avisou.

Reunião decide novas medidas

No Palácio dos Bandeirantes, o prefeito participou de reunião com o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, além de deputados, diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e executivos de cinco empresas de distribuição de energia.

Leia também: “Prefeito de São Paulo avalia criar ‘taxa de melhoria’ para aterrar fios na capital”

O prefeito pediu uma regulação mais rígida das empresas privadas que fazem o serviço de distribuição de energia elétrica.

“É preciso melhorar um pouco mais o nível de responsabilização e o nível de exigência das respostas”, disse.

Max Xavier Lins confirmou o compromisso de restabelecer a energia até o final desta terça-feira.

“Assumimos o compromisso de zerar ou reduzir significativamente os eventos dos clientes que ficaram sem energia”, informou. 

A Aneel vai apurar se as concessionárias prestaram adequadamente os serviços. O diretor geral da agência, Sandoval de Araujo Feitosa Neto, adiantou que poderá aplicar multas aos responsáveis.

Nunes Enel energia elétrica
Tarcísio de Freitas afirmou que a queda de árvores sobre as fiações foram o maior problema | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O governador Tarcísio de Freitas afirmou que os problemas maiores foram gerados pela queda de árvores sobre as fiações. Ele defendeu a elaboração de um plano conjunto de manuseio arbóreo na capital paulista.

“Esta é uma das soluções mais baratas e efetivas, e uma coisa que a gente pode fazer imediatamente. Nós vamos estudar um projeto de lei para Assembleia Legislativa para facilitar o esforço das prefeituras”, concluiu Freitas.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. R.F. Nobre
    R.F. Nobre

    Como fica a ineficiência da sub prefeitura Vila Mariana? Já faz mais de 5 anos que aciono a mesma devido uma árvore em frente de minha residência, corroída por cupim. Já caiu um tronco desta árvore sobre a fiação e o muro de minha residência. Devo processar o prefeito?

  2. Celso Ricardo Kfouri Caetano
    Celso Ricardo Kfouri Caetano

    É por isso que no Brasil a coisa não funciona: não é para ameaçar e sim já deveria ter processado a empresa por ineficiência. Certamente que houve um fator adverso não esperado pelos entendidos do clima, mas isto não justifica 5 dias para a energia voltar a normalidade. Assisti a tarde uma entrevista com o CEO da Enel onde o mesmo disse que até o final dessa tarde tudo estaria resolvido. Creio que até agora ainda há uma manifestação na zona sul bem próxima ao palácio do governo, pois para eles ainda tudo está escuro e também sem água. Senhores que são autoridades na maior e mais rica cidade do país e também no ESTADO, parole parole (a enel entende bem o idioma italiano -nem sei se escrevi certo) não adianta é necessário ações e firmes.

  3. ELIAS
    ELIAS

    Se fizerem uma consulta aos cidadãos de regiões servidas pela Enel verificarão que essa é a pior distribuidora de energia do país. Ela deve ser processada por incompetência, ter sua concessão cassada e que uma futura concessionária esteja sujeita a fazer prova de sua capacidade operacional pois de nada adianta trocar seis por meia dúzia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade