publicidade
Brasil

Nunes chama de 'sucesso' pré-Carnaval em SP, marcado por problemas e superlotação

Eventos tiveram tumultos, reclamações sobre estrutura e nota crítica de bloco; prefeitura defende organização

O Prefeito Ricardo Nunes do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB)
Ricardo Nunes: 'Se considerarmos a quantidade de pessoas e as poucas ocorrências, a conclusão é que foi um sucesso' | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), classificou como “um sucesso” o primeiro final de semana de pré-Carnaval na capital paulista. A apresentação dos megablocos registrou superlotação, além de reclamações sobre falta de banheiros em alguns circuitos e tumultos no bloco Baixo Augusta, na Rua da Consolação.

“Se considerarmos a quantidade de pessoas e as poucas ocorrências, a conclusão é que foi um sucesso”, disse o prefeito à emissora GloboNews, ao comentar os eventos deste domingo, 8.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Ao comentar a superlotação e o atendimento no bloco Skol, o prefeito afirmou que “nenhum caso foi considerado muito grave”. Apesar disso, ele informou que “sempre fazem avaliações para melhorar.”

Ricardo Nunes rebate críticas

Segundo Nunes, a infraestrutura montada pelo poder público, com segurança e saúde, para atender foliões, “foi perfeita”. O prefeito reagiu à nota do bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, que cobrou melhor organização do pré-Carnaval, atribuição da SPTuris.

Leia também: “Concentração de blocos na Consolação tem confusão e foliões passando mal”

“Com a grande quantidade de público no bloco da Skol, sem que tivesse grandes ocorrências devido ao trabalho da prefeitura e Polícia Militar, ele deveria é reconhecer, bem como reconhecer também que o público do Calvin ficou para curtir o bloco dele”, disse Nunes. “Os blocos desfilaram em horários diferentes, primeiro o Skol e depois o Baixo Augusta.”

Tumultos, atendimento e medidas de contingência

O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta afirmou em nota que teve o cortejo “desrespeitado de forma triste e violenta”.

“É uma imensa falta de organização e o não cumprimento dos horários acordados”, afirmou a nota. “Com 17 anos de história, o maior bloco da cidade e um dos maiores do Brasil foi desrespeitado de forma triste e violenta, mostrando a todos uma prova clara da falta de competência para realizar o que foi proposto e do compromisso da cidade com os blocos que recriaram o Carnaval de São Paulo.”

A superlotação no bloco Skol causou tumulto e levou dezenas de foliões a atendimento na Rua da Consolação, na tarde deste domingo. Uma grade caiu, e houve empurra-empurra. Imagens mostram quando pessoas caem e ambulantes perdem mercadorias.

Em nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou que o recorde de público levou à liberação de vias como áreas de escape e à retirada de gradis para melhorar a mobilidade.

“Por volta das 16h, o desfile transcorria na região central sem incidentes e com atenção dos agentes da GCM e da PM para garantir a segurança dos foliões”, disse a administração. “A Prefeitura informa ainda que os postos médicos operaram para o atendimento de pessoas que procuraram o serviço. A Secretaria Municipal da Saúde mantém postos na região do bloco para atendimento dos foliões. Não houve ocorrência grave registrada.”

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade