A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) nomeou Beethoven Fernandes Moreira, um cachorro da raça Shih-tzu, para o cargo de diretor estadual da Coordenadoria Fiscal de Combate aos Maus-Tratos. A designação foi um ato simbólico para combater maus-tratos a animais e as funções serão cumpridas pela tutora do cão, a advogada Idamara Fernandes Oliveira, que também integra a Comissão Estadual de Direito Animal.
Segundo a advogada, Beethoven sofreu maus-tratos em maio do ano passado em um pet shop e perdeu um olho. “A nomeação tem como objetivo chamar atenção da sociedade, tendo em vista a crescente e inaceitável difusão de maus-tratos ao animais”, afirma a advogada.
A Comissão do Direito dos Animais (CDA) da OAB-MG anunciou a novidade por meio de post nas redes sociais, na quinta-feira 9. Beethoven perdeu um dos olhos por negligência de um pet shop que fica no Vale do Aço mineiro.
A nomeação foi publicada na Portaria nº 22/2023 da OAB-MG e assinada pela advogada Fernanda de São José, presidente da CDA.
De acordo com a presidente da CDA, Fernanda São José, “atualmente existem inúmeras pesquisas científicas comprovando que animais não humanos são seres sencientes assim como nós, animais humanos, e que estudos realizado demonstram que alguns animais possuem a maturidade e o discernimento de uma criança com 8 anos de idade”, disse na publicação.
Beethoven tem 3 anos e é o primeiro animal não humano no país a ser nomeado em uma comissão da OAB.
Maltratar animais é crime e prevê reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Se o animal morrer, a pena pode aumentar.
Pelo que conhecemos da OAB, deveriam faze lo Diretor geral do Brasil,nao iria afetar nada,talvez fosse ate melhor .OAB a vergonha do Brasil.
Só serve mesmo é para cobrar anuidade…
Esta é a omissa e inútil OAB: Ordem dos Amigos dos Bandidos.
Esta é o representante dos advogados. Só estamos constatando o porque da justiça no Brasil ser inexistente. Uma mula deveria ganhar o cargo também pois representaria bem a classe!
Nenhuma novidade, afinal já temos um porco ocupando a presidencia do país.
Toda nossa simpatia e solidariedade aos animais e nosso repúdio contra os maus tratos contra eles, mas não é correto nomear um animal para ser diretor de coordenadoria fiscal de entidade formada por seres humanos. Podia até ser o mascote da Comissão mas não seu superior.
Inacreditável, surreal. OAB Instituição sem credibilidade, omissa em casos importantes para o país.
*** INCITATUS – CAVALO DE CALÍGULA NOMEADO SENADOR.
*** Um amigo lembrou-me desse fato histórico.
*** Enquanto pessoas foram presas ilegalmente, sem terem cometido crimes, mediante uma armação petista em conluio com STF/TSE/MJSP, idosos, crianças, pessoas honestas em campo de concentração e enjauladas… os verdadeiros terroristas mercenários financiados pelo partido subversivo ficaram de fora e o líder de toda essa safadeza não quer que tenha CPI para apurar e impõe sigilo às imagens das câmeras que provam os militantes encomendados praticando os atos de destruição.
*** ENTÃO, com esses fatos gravíssimos em andamento no Brasil, com criminosos arrasando o Estado Democrático e impondo o comunismo totalitário, estão nomeando um cão para simbolicamente ser empossado. Simbolicamente? Isso se chama de imbecilidade que não tem noção das reais responsabilidades de uma OAB que tem demonstrado sua omissão diante de abusos dos Poderes.
*** Muita conversa fiada diante de fatos muito sérios ocorrendo.
*** Criminosos tomaram conta do Brasil e irão roubar TUDO se não houver reação a altura. STF/TSE/CN deram o golpe de Estado, agora, precisa tomar de volta o que foi roubado.
*** Se a OAB estiver sem trabalho, façam uma estátua para o pet…
*** Calígula nomeou o cavalo como sacerdote. E ainda designou uma guarda pretoriana – força militar romana criada para guardar o imperador e seus familiares – para tomar conta de seu sono. A história conta ainda que mantinham Incitatus em um luxuoso estábulo dentro do palácio imperial. E Calígula exigia que os senadores despachassem com o colega equino.
*** Sua ideia era humilhar o Senado romano e mostrar que se podia nomear um cavalo sacerdote e senador, podia fazer qualquer coisa com a vida de qualquer pessoa.
Esse vai ser um reforço para o quê a OAB vem fazendo de melhor: abanar o rabo.
A NOMEAÇÃO É SIMBÓLICA, APENAS PARA CHAMAR A ATENÇÃO PARA O PROBLEMA
DOS MAUS TRATOS COM OS ANIMAIS. NÃO HAVERÁ CUSTO PARA O ERÁRIO PÚBLICO,
AO CONTRÁRIO DE NOMEAÇÕES NA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
Está servindo para chamar a atenção para a falta de noção da OAB.
No passado, elegeram como vereador o macaco Simão do zoológico. Hoje em dia dariam posse ao macaco.
Daqui a pouco vamos ter um asno candidato a Presidente da República. Opa, isso já ocorreu e o dito cujo foi eleito. Fica na interpretação de cada um quem é o personagem.
As pessoas perderam o senso do ridículo.
A que ponto chegamos. Ja ja vai estar no stf. Este povo não tem o que fazer, vai limpar quintal.
Bem, direito dos animais,de todas as minoria,tudo bem.Direito do cidadão que paga através dos impostos esta palhaçada ,neca!
Ué?
Os brasileiros já elegeram um Molusco ou foi impressão ?
O mesmo nomeou um Dinossauro para um Ministério.
Nomeou uma Anta para o Banco do BRICS…