Alvo de críticas nas redes sociais por interromper audiência de custódia para dar café e paletó a preso por tráfico, a juíza Lana Leitão Martins, do Tribunal de Justiça de Roraima, receberá uma menção elogiosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Estado. A justificativa do órgão para conceder a honraria é a atuação “ética e humanizada” da magistrada durante a sessão.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Em comunicado, a OAB-RR afirma que Lana Martins cumpriu convenções internacionais sobre os direitos humanos e protocolos de segurança sanitária e direitos do presidiário. Para a instituição, Lana atuou com “excelência, presteza e dedicação, sempre pautada na ética e compromisso institucional”.
O presidente da Ordem em Roraima, Ednaldo Gomes Vidal, formalizou o pedido de menção elogiosa ao ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, ao presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, e ao presidente da Associação de Magistrados de Roraima, Marcelo Oliveira.
Sessão de custódia
A audiência ocorreu no dia 10 de janeiro. Na ocasião, a juíza interrompe a sessão e pede á equipe do tribunal que retire as algemas do preso Luan Gomes. Ela pergunta se o acusado — que havia sido detido por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas — está com frio e oferece-lhe café e um paletó, para que ele se aqueça. O vídeo do episódio viralizou na internet.
Leia mais: “Meu exílio nos EUA’: juíza Ludmila Lins Grilo deixa o Brasil”
A juíza Lana Leitão Martins é diretora do Fórum Criminal. Em dezembro de 2023, na inauguração do prédio do Núcleo de Plantão Judicial e Audiências de Custódia Roraima, ela elogiou a realização de audiência de custódia.
“A Justiça criminal é uma Justiça garantidora dos direitos humanos, e que a audiência de custódia é a porta de entrada desses direitos”, afirmou a magistrada, ao site do Conselho Nacional de Justiça. “Portanto, o acolhimento dessas pessoas é de vital importância.”
Confira: “Juíza aposentada ganhar R$ 1 milhão em um único mês”
OAB me envergonha E NÃO ME REPRESENTA
Agora só ta faltando exigir ao invés de camburão, vans c ar condicionado, água e cafezinho, e ao chegar na delegacia, q seja extendido um tapete vermelho, e q tenha um serviçal portando um guarda-sol p q o suposto acusado não se queime ao sol ou se molhe quando estiver chovendo. Ao cidadão de bem, trabalhador, lapada nas costas, calado está errado e falando sai apanhando, como dizia neu falecido pai, de abençoada memória.
Obrigado amigo bandido
Eu tenho vergonha da OAB.
Inversão moral. Bandido sendo tratado com carinho e amor na audiência de custódia e cidadãos presos no 08/01 sem qualquer direito a um processo legal correto e justo e sem qualquer comoção da OAB. OAB, PCC, CV, PT, apenas siglas com o mesmo significado: proteger criminosos.
Tampouco a CNBB e o Papa tiveram qualquer comoção com os patriotas brasileiros encarcerados sem julgamento em 08/01/24 pelo SUPREMO
Pra que serve a OAB mesmo ?
Deve ser para fazer todos o brasileiros de bem passar VERGONHA.
Vai explicar isto em qualquer país desenvolvido, nunca irão entender…
Que linda a nossa justiça , a cada dia mais podre e a serviço do crime organizado…agora o pagador de impostos é chumbo..
Direito “dos manos” sempre em primeiro lugar!
Mas demonstrar alguma indignação ou prestar solidariedade com os que estão ilegal e injustamente presos há mais de um ano, isso nem pensar, não é mesmo?
A inversão de valores existente na “JUSTIÇA BRASILEIRA” é acintosa. Os policiais que prendem o crimonoso, normalmente são humilhados pela postura de juízes descolados com a realidade e como agravante, não possuem nenhuma sensibilidade com as vítimas dos criminosos.
Desde quando esses hipócritas deste lixo de judiciário se preocupam com pobre? Esse pessoal está entre os mais remunerados do serviço público. Quase todo dia aparece esse hipócritas recebendo quantias fabulosas como salário, uma coisa para lá de imoral. D[á um cafezinho para ele, providencie um agasalho, que ele parece estar com frio coitadinho do meu marginalzinho…Bando de inúteis.
E quando é que a IMPRESTÁVEL OAB, vai lançar uma nota de repudio quando o cidadão é esculachado no tribunal? Que saudades de quando a OAB impunha respeito.
Com peninha de bandido. A cara da OAB. Quem devia ser homenageada era a policia que prendeu o vagabundo. A passos largos em direção ao Equador e à implantação do NarcoEstado. A OAB deveria tomar vergonha na cara e questionar o STF e as prisões antidemocráticas de 8 de janeiro sem o Devido Processo Legal e sem Direito a Ampla Defesa.
O vergonha na cara? Quem tem são pessoas com os VERDAEIROS VALORES ÉTICOS E “MORAIS” ( que ironia grotesca essa)! Passou um ano e nenhuma postura na defesa de pelo menos definir a diferença entre vandalismo e terrorismo golpista – nem isso eles foram capazes de fazer…
Se quem tem por natureza direito e obrigação de defender o Devido Processo Legal se acovarda, já se sabe de que lado estão. O cômico para não dizer trágico; é ter a petulância de pautar a ação de Ética e dentro do conceitos e padrões internacionais do ponto de vista humano, Quer dizer que os de 08 de Janeiro são todos não humanos?
de embrulhar o estomago!!!
Até agora não vi preocupação da OAB ou dos Direitos Humanos com os presos políticos ou a forma como seus processos estão sendo conduzidos no STF sem amplo direito de defesa.
Direitos Humanos para os bandidos, a OAB deixou os presos, em sua grande maioria sem ter cometido crimes do 8 de janeiro sofrer todas as violações permitidas por um juiz tirano, e o Ministro dos Direitos Humanos nunca se pronunciou. Esse é os direitos Humanos dessa corja q tomou o poder.
Queria ver se ela dá esse mesmo tratamento a cidadãos comuns pagadores do polpudo salário dela.
???????????? vomitando de perplexidade e asco…
OAB sendo coerente: bandidolatria é o que buscam! Consideram bandidos como as vitimas e as pessoas de bem como opressores!