O primeiro dia útil da semana conta com alertas climáticos espalhados pelas cinco regiões brasileiras. Entre os avisos ativos para esta segunda-feira, 9, estão um referente à onda de calor e outro sobre vendaval.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quatro diferentes alertas vão se fazer presente no decorrer de hoje. Todos aparecem na cor amarela, o que representa baixo risco de transtornos.
Ativo desde o início da tarde deste domingo, 8, o alerta de onda de calor deverá permanecer ativo até as 23h59 desta terça-feira, 10. Ele vale para a totalidade de quatro Estados: Rondônia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Além disso, o fenômeno afeta o noroeste gaúcho, Santa Catarina (com exceção ao extremo sul), sul de Minas Gerais e sul e oeste de Mato Grosso.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Leve risco à saúde”, informa o Inmet, sobre a onda de calor. “Temperatura 5ºC acima da média por período de dois até três dias.”
Diferentemente da onda de calor, o vendaval da vez está concentrado sobre apenas uma região do país. O alerta, que seguirá ativo até as 15h de hoje, vale para áreas espalhadas por oito dos nove Estados nordestinos — Maranhão é a exceção.
De acordo com o Inmet, os ventos poderão alcançar a velocidade de 60 km/h nessa parte do país. Há, dessa forma, baixo risco para ocorrências de queda de galhos de árvores.
“Não se abrigue debaixo de árvores”, orienta o instituto, que está vinculado ao Ministério de Agricultura e Pecuária. “Há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.”
Além da onda de calor e do vendaval
A onda de calor e o vendaval não são, contudo as únicas preocupações do Inmet para o início de mais uma semana. Também há alerta de ventos costeiros, por exemplo.
Conforme a previsão do tempo, os ventos costeiros desta segunda-feira se espalham por todo litoral norte da Região Nordeste, indo do Rio Grande do Norte ao Maranhão. O aviso vale até as 15h de hoje. “Intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.”
O Inmet informa, por fim, que um alerta de baixa umidade ficará ativo sobre boa parte do Brasil das 11h às 21h desta segunda-feira. O aviso se dá porque, de acordo com o instituto, a umidade relativa do ar vai variar de 20% a 30%. Situação essa que representará “baixo risco de incêndios florestais”.
Em decorrência do aviso de baixa umidade, o Inmet compartilha três instruções:
- beber bastante água;
- não realizar atividades físicas nas horas mais secas do dia; e
- evitar exposição ao sol nas horas mais quentes.
Leia também: “Estiagem no isqueiro — Parte 2”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste