publicidade
Brasil

Operação da PF mira esquema de R$ 86 bilhões no Porto do Rio 

Ação conjunta mobiliza servidores e indica movimentações irregulares com impacto na arrecadação federal

Polícia Federal (PF) | Foto: Senado Federal
As apurações indicam que o grupo manipulava operações na alfândega para liberar cargas de forma irregular | Foto: Reprodução/Senado Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira, 28, a Operação Mare Liberum e cumpriu 45 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A investigação mira um grupo que atuava com contrabando de mercadorias no Porto do Rio de Janeiro, no centro da capital fluminense.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

A Justiça afastou 17 auditores fiscais e oito analistas tributários de suas funções. Além disso, bloqueou os bens de nove despachantes e impôs restrições ao exercício profissional deles. A força-tarefa reúne a PF, o Ministério Público Federal e a Receita Federal

As apurações revelam que o grupo manipulava operações na alfândega para liberar cargas de forma irregular. Os investigados também adotavam estratégias para reduzir ou evitar o pagamento de tributos.

A Receita classificou a ofensiva como a maior já conduzida por sua Corregedoria. O órgão iniciou a investigação em 2022, com base em dados de controle interno e denúncias. O esquema movimentou R$ 86,6 bilhões em mercadorias entre julho de 2021 e março de 2026 e envolveu pagamento de propinas que somam dezenas de milhões de reais.

Operação mobiliza mais de 300 agentes

Mais de 300 agentes públicos participam da operação, entre servidores da Receita e policiais federais. A ação ocorreu nas cidades do Rio de Janeiro e de Vitória.

“A Receita Federal estrutura imediatamente ações de apoio ao Porto do Rio de Janeiro, para manter a fluidez do comércio, além de revisar as operações irregulares que ocorreram no período investigado”, informou o órgão. “Novas medidas serão tomadas para responsabilização dos corruptores.”

+ Leia também: “PF deflagra operação contra abuso sexual infantil em todos os Estados”

Os investigados podem responder por corrupção, associação criminosa, contrabando, descaminho e lavagem de dinheiro.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade